A polícia checa, da cidade de Pilsen, confirmou esta manhã (terça-feira, dia 9 de novembro) que o jovem morto encontrado ontem à noite é de facto o estudante português que estava desaparecido. De acordo com a informação avançada pelo jornal Krimi-Plzen às 8:43 locais (7:43 hora portuguesa) os investigadores forenses estão a investigar as causas e circunstâncias da morte de Tomás Alcaravela e confirmam o que já tinha sido avançado ontem que as autoridades judiciais da República Checa ordenaram a realização de uma autópsia.
De acordo com as notícias avançadas ontem à noite pelos jornais locais de Pilsen, cidade da República Checa onde desapareceu o jovem abrantino Tomás Alcaravela, a policia tinha encontrado e resgatado o corpo de um jovem sem vida. O corpo foi encontrado numa casa na rua Puškinova, em Plzeň, caído num poço de um edifício.
De acordo com a informação recolhida pelos jornalistas checos do jornal “Krimi-Plzen” o corpo teve que ser resgatado de uma estreita claraboia da casa pelos bombeiros. "O médico declarou a morte", confirmou, ainda ontem à noite, Maria Svobodová, porta-voz da equipa paramédica que esteve no local.
No entanto de acordo com a mesma publicação on-line um porta-voz da polícia tinha confirmado a descoberta do corpo do morto, mas tinha-se recusado a comentar sobre sua identidade, dizendo que a polícia ainda estava a trabalhar no caso. Uma confirmação que, de acordo com o Krimi-Plzen só aconteceu na manhã desta terça-feira.
O jornal checo "Krimi-Plzen" deu ainda conta numa noticia da tarde desta segunda-feira que houve uma grande busca para localizar o paradeiro de Tomás Alcaravela. De acordo com a publicação muitos jovens e a polícia local percorreram os locais por onde o jovem teria andado antes de ter desaparecido no fim de semana. Os pais e um tio do jovem estudante abrantino viajaram esta segunda-feira de manhã para se juntarem às buscas.
De acordo com algumas informações que foram conhecidas o jovem estudante “foi visto pela última vez a sair da discoteca NoLimit para um apartamento na mesma rua, onde chegou pelas 05h00 de sábado. Mas, de manhã, já não se encontrava nesse local e desde então não foi mais visto”.
Plzeň é a quarta maior cidade da República Checa, com cerca de 163 mil habitantes. É a capital da região administrativa de Plzeň.
Tomás Manuel Calado Bernardo Maia Alcaravela, nasceu a 30 de maio de 2001 e frequentava o segundo ano na Faculdade de Medicina de Pilsen, da Charles University.
Tomás Alcaravela é filho do conhecido médico cardiologista Jorge Alcaravela e neto de Silvino Alcaravela, antigo gestor hospitalar no Hospital de Abrantes e no Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Créditos foto: Krimi-Plzen - Local onde foi encontrado o corpo do jovem