Arrancou ontem o Programa Bairro Feliz, o projeto de responsabilidade social do Pingo Doce, implementado em Portugal Continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, que vai apoiar 444 projetos sociais de diferentes áreas em todo o país, representativos das necessidades/carências existentes em Portugal.
O arranque do Programa no distrito de Santarém está a decorrer em 21 lojas, nomeadamente Abrantes, Almeirim, Benavente, Cartaxo, chamusca, Coruche, nas duas lojas de Entroncamento, nas duas lojas de Fátima, Minde, Porto Alto, nas duas lojas de Rio Maior, Samora Correia, nas três lojas de Santarém, Tomar e nas duas lojas de Torres Novas.
A população tem assim até ao dia 2 de junho para inscrever uma ideia para melhorar o Bairro onde reside. As inscrições podem ser feitas através do site do Pingo Doce.
De notar que nas três edições passadas foram apoiadas 587 causas, o que representa um investimento do Pingo Doce de mais de meio milhão de euros. Este ano, o apoio a projetos sociais irá superar os 440 mil euros.
No Programa Bairro Feliz do Pingo Doce, cada loja da insígnia vai apoiar uma causa local que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere. São os vizinhos que sabem aquilo que o seu Bairro precisa e, por isso, o Programa destaca-se por incentivar a população a mobilizar-se para inscrever ideias que gostariam de realizar em prol do bem-estar da vizinhança. No final, serão novamente os vizinhos que irão votar para escolher a causa que cada loja Pingo Doce vai apoiar com até 1.000€.
As ideias podem ser submetidas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc.). As áreas de abrangência são: Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.
Filipa Pimentel, diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, afirma que “o Bairro Feliz é muito mais do que um Programa de apoios do Pingo Doce. É um Programa que dá oportunidade e voz aos moradores de cada bairro e às entidades locais para inscreverem ideias que gostariam de concretizar para melhorar o seu bairro e o bem-estar da vizinhança, contando com o apoio da sua loja Pingo Doce. A grande mobilização que se verificou na 1ª edição nacional em 2021 reforçou o que já sabíamos – que nós, portugueses, somos muito solidários e atentos ao próximo e, por isso, aderimos a estas iniciativas e a causas comuns. E se sempre foi importante olharmos uns pelos outros, agora, mais do que nunca, sentimos verdadeiramente a importância de cuidarmos uns dos outros, começando por quem está aqui ao lado, não apenas as nossas famílias, mas quem vive no prédio, na vizinhança, no bairro.”
O Bairro Feliz divide-se em 3 fases, sendo a inscrição das ideias de 19 de abril a 2 de junho, a avaliação por parte do Júri de 3 de junho a 9 de setembro, a votação nas lojas de 10 de setembro a 22 de outubro e a divulgação das causas vencedoras de cada loja a 22 de outubro.
As entidades locais ou grupos de vizinhos têm assim até ao dia 2 de junho para inscrever a sua ideia. Todas as inscrições serão avaliadas por um grupo de jurados, composto por cerca de 200 especialistas em diversas áreas de conhecimento, que irá, posteriormente, selecionar duas causas finalistas para cada loja Pingo Doce que irão avançar para votação popular.
No final, a causa mais votada pela vizinhança receberá o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000€. Os vencedores terão seis meses para implementar o projeto.
Após duas edições de âmbito regional - na zona Norte - e uma em todo o território continental e Região Autónoma da Madeira, o Programa Bairro Feliz estende-se agora ao arquipélago dos Açores, onde o Pingo Doce está presente desde dezembro de 2021. Nas três edições passadas foram apoiadas 587 causas, o que representa um investimento do Pingo Doce de mais de meio milhão de euros.
Alguns exemplos de causas que foram inscritas nas edições anteriores incluem a renovação de recreios em creches, jardins com novos baloiços, mais livros para bibliotecas e espaços de cultura, novos instrumentos para bandas musicais, novos equipamentos para bombeiros ou escuteiros e casotas novas para associações de animais, entre muitas outras ideias.
O Programa Bairro Feliz insere-se na área de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, tendo como principal objetivo reforçar o envolvimento com a comunidade local e o compromisso com a vizinhança em cada um dos bairros onde existe uma loja Pingo Doce.
De recordar que o ano passado, na loja de Abrantes, a Causa A, que venceu com 38.400 moedas verdes, foi apresentada pela Atividade de Animação Sociocultural da ACATIM (Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas) com o objetivo de fomentar atividades para os idosos daquela instituição.
A Causa B, proposta pelo Agrupamento de Escoteiros de Abrantes, contou com 33.850 moedas verdes e apontava ao edifício da escola primária dos Quinchosos.