Está a decorrer o XIII Curso de Liderança, organizado pelo Rotary Clube de Abrantes (RCA), em pareceria com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME). Assim, este encontro, que está destinado a jovens entre os 17 e 22 anos, iniciou no dia 6 de setembro e vai realizar-se até dia 12 de setembro. De referir que os jovens irão ficar a dormir no RAME dias em que decorre este encontro.
O curso é principalmente prático, contendo, também, algumas palestras sobre temas ligados à liderança, o qual, pretende ajudar aos jovens a “complementar e valorizar a formação para os temas da liderança, assim como, iniciá-los no desenvolvimento das capacidades pessoais de liderança, indispensáveis para o sucesso da sua futura inserção no mundo do trabalho de modo a desenvolver no seio da comunidade, principalmente entre os jovens, o reconhecimento do Movimento Rotário Internacional, bem como o conhecimento da estrutura militar, da carreira militar e a sua importância para o país, e ainda assim, estimular de forma organizada o companheirismo entre os jovens”. No mesmo sentido, as atividades deste encontro serão orientadas por entidades convidadas pelo RCA e pelo RAME e também pelo Corpo de Oficiais deste Regimento “com larga experiência neste tipo de ações”.
Desta maneira, os alunos foram recebidos no início do curso (dia 6 de setembro) às 15h00, a partir daí assistiram à apresentação das boas-vindas, pelo comandante do RAME, Coronel Estevão Da Silva, e pelo presidente do RCA, António Belém Coelho. A seguir tiveram várias atividades que duraram até cerca das 23h00.
No dia seguinte (quinta-feira), de igual forma, tiveram diferentes atividades, entre elas as palestras sobre “A Gestão de Stress” e “O Processo de Tomada de Decisão”. Durante estas palestras foram feitas abordagens sobre estes temas, onde, os moderadores proporcionaram atividades que pretendiam apontar à compreensão dos temas mencionados, assim como a promoção de estratégias para os jovens poderem aplicar no seu dia a dia. Por exemplo, no fim da palestra sobre a Gestão de Stress, moderada pela psicóloga convidada, Sofia Loureiro, foi realizado um exercício com os alunos, onde lhes proporcionou técnicas para que assim, conseguissem gerir situações de stress. Igualmente, Pedro Terras Marques, moderador da palestra sobre o Processo de Tomada de Decisão, propôs uma situação aos alunos para que eles, no fim, aplicassem os conhecimentos aprendidos.
À conversa com os formandos
Três jovens participantes no curso, falaram sobre os seus primeiros dias no curso assim como das suas expetativas e sobre o que é que esperam alcançar nesta semana de atividades.
Assim sendo, os participantes demonstraram o seu entusiasmo e vontade de aprender, como acontece caso de Rita Chaves, uma jovem abrantina, participante do curso, explicou quais expetativas que trouxe inicialmente e que se mantêm, ainda, sobre o curso. E disse quais os objetivos pessoais a atingir até o final do encontro: “Sinto-me bem, entusiasmada e com vontade de aprender. Eu pessoalmente vim sem expetativas, no entanto, estas palestras surpreenderam-nos pela positiva, mas estou ainda mais curiosa por ver como vão ser os testes físicos... Espero sair daqui com mais auto-liderança e autodisciplina porque estou aqui para aprender”.
Da mesma forma, Maria Claro, outra jovem de Abrantes, salientou o esclarecedor que tem sido esta experiência que ainda está a iniciar: “A apresentação foi muito interessante, fez-me pensar sobre algumas coisas que podia e devia mudar, foi esclarecedora. É muito importante falarmos, por exemplo, do stress, sobretudo agora na escola, por isso, gostei bastante... Não vinha com uma ideia assim muito fixa, mas não está a sair muito do que comecei a pensar sobre o que seria, está a ser bom, espero sair daqui mais confiante, com uma visão diferente e com novas experiências do que é também aqui a vida na tropa e o que é ser um líder e a toma de decisões”.
Por outro lado, o João Marques, também aluno deste curso de liderança, explicou o que espera adquirir no encontro. Revelou ainda como se tem sentido surpreendido por tudo aquilo que aprendeu só no primeiro dia: “Sinto-me bem, até agora o curso correu bem, as palestras até agora me surpreenderam pela positiva, não estava a espera de conseguir absorver tanta informação e aprender tanto na teórica porque, na prática, até agora numa fase inicial ainda fizemos pouco... Espero sair como uma pessoa diferente, com uma perspetiva um bocadinho diferente, com uma experiência nova e também, a conhecer-me melhor e conseguir, assim, ser um melhor líder”.
Os três jovens, concordaram em que o curso, nesta fase inicial, já está a conseguir surpreendê-los bastante assim como está a ultrapassar as suas expetativas. Nos próximos dias, irão continuar a ter algumas aulas teóricas mas também vão começar a assistir às vertentes práticas.
O curso de liderança do Rotary Clube de Abrantes irá fechar com um jantar e uma cerimónia de encerramento a que vão assistir os jovens formandos, os quais podem ser acompanhados por familiares, estando previsto o regresso à casa dos jovens no dia 12, depois das 22 horas, já com os diplomas debaixo do braço.
Jade Garcia
Galeria de Imagens