António Zambujo permanece como um dos maiores representantes da música, cultura, e língua portuguesas além-fronteiras. Continua há anos numa quase ininterrupta digressão internacional, actuando, este Verão, um pouco por toda a Europa. Acabado de regressar de França, onde continua a ser ovacionado pelo público e crítica musical a cada (re)encontro, segue agora para a Alemanha, onde actua este fim-de-semana. Recentemente, a propósito da sua passagem pelo Páleo Festival, o maior festival de música na Suíça, o jornal Le Temps publicou um elogioso artigonão apenas sobre o seu concerto mas também sobre a sua carreira, que surpreende pela sólida preparação e profundo conhecimento do jornalista sobre António Zambujo, e a música e história portuguesas.
Do outro lado do Atlântico, Cézar Mendes, prestigiado guitarrista brasileiro, editou recentemente o seu primeiro disco, “Depois Enfim”, e convidou António Zambujo para dar voz a “Até ao Fim”, um dos temas que integra o alinhamento do álbum que conta com a participação de artistas como Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Djavan, Marisa Monte, Carminho, entre outros.
Em Portugal, “28 Noites Ao Vivo nos Coliseus”, o disco de António Zambujo e Miguel Araújo, permanece pela 6ª semana consecutiva no 1º lugar do Top nacional de vendas.
Após o sucesso alcançado com o último álbum em nome próprio, “Até Pensei Que Fosse Minha”, o tributo a Chico Buarque, António Zambujo prepara-se para voltar a estúdio no fim de Agosto e começar a gravar o muito aguardado 7º álbum de originais, que contará com as parcerias de sempre e algumas estreias a anunciar em breve.
"Desde 2002, ano em que lançou “O mesmo fado”, tornou-se a voz masculina do seu país. Zambujo possui não apenas uma das mais belas vozes que já ouvimos mas uma voz que parece não ter consciência de si própria, como que aligeirada do efeito que produz sobre quem a ouve."
Arnaud Robert, Le Temps
Agenda:
8 AGO > Hamburgo, Elbphilharmonie
9 AGO > Gijón, Semana Grande de Gijón
17 AGO > Cascais, Festas do Mar (Participação Especial de Luísa Sobral)
18 AGO > Mêda, Festa do Sr. Bom Jesus dos Passos
24 AGO > Plasencia, Festival Folk
25 AGO > Mora, Centro Cultural de Cabeção
29 AGO > Montemor-O-Novo, Feira da Luz
3 NOV > Leiria, Teatro José Lúcio da Silva (com Orquestra Jazz de Leiria)
27 NOV > Porto, Casa da Música (Concerto Solidário Vida Norte)