É através da música que a artista celebra uma história de vida, e neste tema cantado e contado na primeira pessoa, profundamente autobiográfico, Dora Maria leva-nos numa viagem emocional, em que combina a tradição riquíssima da música popular portuguesa com subtis toques de fado - género musical que a caracteriza, transmitindo a essência das suas raízes e a alegria de viver que Dora Maria transmite em palco.
Em "Saias Que Agita" reconhecemos uma verdadeira homenagem às terras que moldaram a forma de ser e de estar de Dora Maria e que a caracterizam. O Alentejo e o Ribatejo estão presentes, assim como a alegria contagiante expressa na letra que reflete o espírito livre da autora, que encontrou inspiração nas vastas planícies alentejanas e nas lezírias ribatejanas. A canção exalta o seu amor pela vida, pela terra que a viu crescer, e pelo ato de cantar, sempre com um sorriso nos lábios e vestida com as suas saias coloridas, que agita ao ritmo da música.
Um tema vibrante e envolvente que promete conquistar o público pela sua autenticidade e energia.
A produção musical conta com a participação de um grupo de talentosos músicos: Pedro Pinhal autor da música e guitarra clássica, Bruno Mira na guitarra portuguesa, Fernando Nani no baixo, Leonel Mateus no acordeon e Tiago Ramos na percussão.
Em 2025 a cantora Dora Maria celebrará os 25 anos de carreira artística com a edição de um álbum intitulado A Outra Face.
"Saias que Agita" fará parte desse álbum discográfico que promete trazer uma nova sonoridade, marcando um momento especial na carreira de Dora Maria que continua a conquistar o público com a sua autenticidade, talento inconfundível, mantendo a sua essência e paixão pela música portuguesa.