Antena Livre
Deseja receber notificações?

Carlão - Projeto pedagógico "Livres e Iguais"

24/10/2017 às 00:00

“Livres e Iguais” é o nome do projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, que o músico Carlão apresentará, em parceria com a empresa Betweien, no próximo dia 24 de outubro, Dia das Nações Unidas, em Braga, no Museu D. Diogo de Sousa, pelas 10:30h.

“Livres e Iguais” é um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, da autoria da empresa Betweien Lda, desenvolvido em parceria com o músico Carlão. Este projeto é direcionado para os alunos e as alunas do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e trabalha, com o propósito de sensibilizar para e acabar com qualquer tipo de discriminação, fundada no princípio da ignorância e do ódio, que bloqueie a construção de uma sociedade intercultural. No livro é abordada a questão do Racismo, da Discriminação Étnica e da Xenofobia, dotando os/as leitores/as do conhecimento e das ferramentas de que necessitam para combater, em si e naqueles que os rodeiam, atitudes e comportamentos discriminatórios. Algumas ferramentas de reflexão e autoconhecimento, de enquadramento teórico e jurídico e alguns dados estatístico são parte dos conteúdos que compõem o livro, que, para além de três histórias ficcionadas sobre Racismo, Discriminação étnica e Xenofobia, conta, também, com a letra de três temas musicados pelo Carlão sobre cada uma destas temáticas. Num modelo de apresentação específico, as Escolas e outras instituições educativas poderão também receber uma peça de teatro, que será a adaptação das narrativas do livro ao teatro. Literatura, Música e Teatro são os três componentes a que alunos/as e professores/as poderão ter acesso, na apresentação deste projeto.

“Livres e Iguais” é apenas um ponto de partida. O caminho e a meta da interculturalidade são uma experiência individual num propósito coletivo. Se cada um fizer a sua parte, juntos alcançaremos a justiça para todos e todas, sem exceção! Não ao Racismo! Não à Discriminação Étnica! Não à Xenofobia! Sim à Interculturalidade!

Este projeto tem o apoio da Associação SOS Racismo e do Conselho Português para os Refugiados.

Carlão, após lançar os singles “Agulha no Palheiro” e “Viver para Sempre”, continua na estrada com os seus habituais companheiros: DjGlue – DJ, Nuno Espirito Santo – baixo, Gil Pulido – teclas e Bruno Ribeiro na voz e encontra-se já a trabalhar na pré-produção do seu novo disco de originais com edição prevista para o inicio de 2018.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB