Numa organização da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, comemora-se em Constância o Ano Novo com um concerto de Órgão.
No próximo dia 19 de janeiro, às 16 horas, a organista Ana Elias traz um programa inteiramente preenchido com música para tecla, interpretado no Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância.
Com este evento, “pretende-se despertar a atenção dos melómanos, dos entusiastas do Órgão e do público em geral, para as peculiaridades de Constância e para a capacidade que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização da música”.
Na Igreja Matriz de Constância está guardada uma relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa.
Este órgão tem merecido, da parte de quem o visita, bastantes elogios tanto pela sua qualidade sonora como arquitetónica, “fruto da cuidada manutenção que o tem mantido musicalmente em condições de bom funcionamento”.