Novembro chega-nos para desvendar mais um capítulo de OFF, o primeiro álbum integralmente em português de Darko, projecto a solo de Zé Manel, actualmente a ser gravado e com edição prevista para 2018.
Depois de Março, com letra de Pedro Chagas Freitas, e Junho, com a participação da jovem actriz Barbara Branco, Darko apresenta-nos um tema com cheiro a bossanova, numa versão mais alegre de si, contrariamente à melancolia a que nos tem habituado. O autor conta-nos a história de um amor interrompido através dos meses do ano, transformando em música o seu calendário e emocional. Novembro é o mês que marca o início da história que deu origem a esta ode ao amor que será OFF, o terceiro álbum de originais de Darko.
Sobre o videoclipe:
Gravado por Chiara Missagia para a Ampersand video e com participações especiais de Olívia Ortiz e Michael Heverly, concorrente do programa America's Next Top Model, o videoclipe de Novembro reflecte a luz inerente ao encontro inspirador de um novo e verdadeiro amor, após uma fase de perdição, inadaptação e luxuria vivida pelo músico.
Abordando a realidade dos prazeres imediatos, tão sobejamente conhecida por tantos jovens adultos, e o vazio consequente da falta de amor próprio implícita numa vida de aparência e perdição, as imagens fortes contrastam com a leveza do tema que cruza a bossanova com as raízes da música portuguesa actual, num poema escrito em tom confessional e apaixonado.
Gravado entre uma luxuosa casa particular e o Hotel da Estrela, lugar onde esta história teve o seu início, Novembro é um filme moderno e alarmante para tantas histórias reais, acerca de emancipação e da importância da preservação da verdade no domínio dos afectos.
Zé Manel assina o argumento de uma história pouco fictícia, na qual enverga roupa de diversos criadores nacionais de renome como Inês Torcato, Ricardo Andrez, Patrick de Padua, Eduardo Amorim ou David Catalan, sendo o calçado da marca Eureka Shoes.