Em 2017, Portugal fez história em Kiev (Ucrânia) ao vencer pela primeira vez a Eurovisão com o tema "Amar pelos Dois" de Salvador Sobral. E quem não se lembra desse momento e da atuação da vitória, que juntou em palco os irmãos Salvador e Luísa Sobral (compositora da música)? Ora recorde:
Uma sorte que nos bateu à porta em 2017 e que trouxe o maior concurso de música da Europa até à capital lisboeta no ano seguinte. E em 2018, seria a música "Toy", de Netta Barzilai, a vencedora a levar o troféu de Lisboa para Israel.
Em 2019, numa edição envolvida em polémica e dúvidas sobre a realização ou não do festival, Israel deu a conhecer à Europa o novo merecedor do troféu mais desejado: Holanda.
E com a música "Arcade", de Duncan Laurence, chegamos até aos Países Baixos: a casa da Eurovisão em 2020.
Em tempo de seleção de artistas e melodias que vão viajar até Roterdão, Portugal não fica de fora e é a lutar por um lugar em palco que este ano 16 concorrentes tentam a sua sorte no Festival da Canção.
A concurso para levar mais além o nome de Portugal estão artistas diversificados que vão desde o pop ao rock, do kuduro ao jazz, entre baladas e músicas cheias de movimento.
Também este anos os compositores são nomes que figuram no panorama musical nacional: Dino D'Santiago, Tiago Nacarato, Jimmy P, Blasted Mechanism são alguns dos exemplos.
A primeira semi-final vai acontecer a 22 de fevereiro (sábado) e traz consigo os primeiros oito intérpretes: Blasted Mechanism, Filipe Sambado, Ian Mucznik, Elisa, Meera, Jazz, Throes + The Shine e Bárbara Tinoco são os primeiros a subir ao palco do Festival da Canção.
Uma semana depois, a 29 de fevereiro (também um sábado), os restantes oito concorrentes tentam a sua sorte na segunda semi-final. São eles: Luiz Caracol e Gus Liberdade, Cláudio Frank, Kady, Dubio feat +351, Elisa Rodrigues, Judas, Jimmy P e Tomás Luzia.
São muitos os nomes mas o que quer mesmo é ouvir as músicas? Fique com um cheirinho de cada uma das 16 canções a concurso:
A final do Festival da Canção 2020 tem data marcada para 7 de março e vai decorrer em Elvas.
Ana Rita Cristóvão