Abrantes: Marcelo Rebelo de Sousa participa em reunião de jovens rotários abrantinos (C/FOTOS)

2/10/2022 às 12:49
Créditos: Rotary Clube de Abrantes

Uma surpresa inesperada marcou a reunião da passada sexta-feira, 30 de setembro, do Interact de Abrantes, clube de jovens rotários. Marcelo Rebelo de Sousa, que estava no centro da cidade, foi convidado, de forma espontânea, para se juntar ao grupo de jovens. Com eles partilhou a sua experiência de companheirismo, já que também ele faz parte do movimento rotário, no Rotary Club de Lisboa.

Perante os olhares atentos dos jovens abrantinos, Marcelo Rebelo de Sousa contou como tem dado o seu contributo para se cumprirem os lemas do movimento rotário, ajudando a construir uma comunidade melhor. O Presidente da República explicou as dificuldades que Rotary passou durante a pandemia e sublinhou a importância dos clubes rotários terem também clubes de jovens. Abrantes tem dois clubes de jovens rotários, o Interact (dos 12 aos 17 anos) e o Rotaract (a partir dos 18 anos).

Para os 12 jovens que estavam presentes na reunião, e outros 4 que estavam online, este foi um momento único. Leonor Esperto Pires, presidente do Interact Club de Abrantes, concretiza: “Ter a presença do Companheiro Marcelo Rebelo de Sousa numa reunião do Interact Club de Abrantes era certamente algo que não esperava. A sua simplicidade e conexão connosco, falando sobre Rotary, as experiências que teve e o futuro do movimento, ficará certamente na memória de todos nós. Desta reunião inesperada ficam as memórias e a vontade de fazer mais e melhor.” Também Joana Nogueira, secretária do Interact Club de Abrantes, manifestou o seu entusiamo pelo momento vivido: “A presença do Companheiro Marcelo Rebelo de Sousa na reunião do Interact Club de Abrantes, apesar de inesperada, foi bastante enriquecedora para todos os presentes. O Companheiro deu-nos a conhecer um pouco da sua experiência pessoal enquanto membro do Rotary, o que certamente contribuiu para o nosso futuro no movimento. Foi de facto um momento memorável.”.

O Interact Club de Abrantes tem 20 membros e o Rotaract Club de Abrantes tem 35 membros. Todas as semanas se reúnem para organizar iniciativas em prol da comunidade. A última foi a participação no Festival ao Alto, onde, através da venda de comida e bebida, angariaram fundos que lhes permitirão contribuir para melhorar a vida da comunidade abrantina. ´Dar de si antes de pensar em si´ é o lema rotário que estes jovens colocam em prática no seu dia a dia.

Mas apesar de informal a presença de Marcelo Rebelo de Sousa fez-se notar nas redes sociais pelas muitas partilhas de “selfies” com o Presidente, que nunca recusa um cumprimento ou uma foto. Marcelo esteve em dois cafés de Abrantes onde conviveu com os abrantinos que por ali estavam.

Depois acompanhado já pelo presidente da Câmara de Abrantes ainda assistiu a uma parte da noite de fados (que juntou Joana Cota, Francisca Gomes e Rui Tanoeiro) junto ao Mercado Municipal de Abrantes. Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de imortalizar o momento tendo subido ao palco para fazer uma selfie com os músicos e com as fadistas.

Apesar de ser uma passagem informal, Marcelo cidadão não de dissocia de Marcelo Presidente e conta que por lá esteve que foi uma honra partilhar aqueles momentos com o Chefe de Estado.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
PUB