O músico José Mário Branco vai ser homenageado no âmbito da Feira do Livro do Porto, que se vai realizar entre 07 e 23 de setembro, anunciou hoje a Câmara Municipal do Porto.
Em comunicado, a autarquia refere que o cantor e produtor portuense José Mário Branco, com 50 anos de carreira, foi a figura escolhida para homenagear na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, onde vai ter o seu nome gravado numa placa na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, à semelhança de figuras como Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
A Câmara Municipal do Porto disse que José Mário Branco participa no descerrar da placa com o seu nome na Avenida das Tílias no dia 08 de setembro e vai estar à conversa com Anabela Mota Ribeiro pelas 18:00 no âmbito do ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, onde a sua obra vai ser “recordada, dissecada e detalhadamente fruída”.
Nascido no Porto, em maio de 1942, José Mário Branco é considerado um dos mais importantes autores e renovadores da música portuguesa, em particular no período da revolução de abril de 1974, cujo trabalho se estende também ao cinema, ao teatro e à ação cultural.
Foi fundador do GAC - Grupo de Acção Cultural, fez parte da companhia de teatro A Comuna, fundou o Teatro do Mundo, a União Portuguesa de Artistas e Variedades e tem colaborado na produção musical para outros artistas, nomeadamente Camané, Amélia Muge, Samuel e Nathalie.
O último álbum de originais, "Resistir é vencer", data já de 2004. Depois disso, José Mário Branco participou no projecto Três Cantos, ao lado de Sérgio Godinho e Fausto Bordalo Dias, que resultou numa série de concertos, um álbum e um DVD.