Foi uma noite épica a de 13 de Agosto na freguesia de Tramagal, concelho de Abrantes.
Os Hyubris, banda que o Tramagal viu nascer em 2003, voltaram a tocar em casa, depois de alguns anos de ausência, num concerto que aconteceu nos festejos anuais da vila, promovidos pela Junta de Feguesia de Tramagal. O Largo dos Combatentes da Grande Guerra que foi pequeno para receber as muitas pessoas que ali se deslocaram, para ver ao vivo a banda que em 20 anos de carreira tem conquistado fãs em todo o país.
Além dos temas já conhecidos, quase todos com nova roupagem, foram também apresentadas as músicas novas, que farão parte do novo álbum da banda a ser editado ainda este ano.
Um concerto que foi ainda mais especial, pois subiu ao palco para tocar na guitarra portuguesa o tema "Mulher do Rio", o baixista da banda, Pedro Tomáz, mais conhecido por Panda, que foi vitima de um violento acidente de viação em Outubro de 2022 quando se dirigia para um concerto da banda. Ainda em recuperação, esta foi a primeira vez que o músico subiu ao palco, num momento que emocionou não só os restantes elementos da banda, bem como todo o público presente.
O próximo concerto da banda vai acontecer a 22de Setembro em Sardoal, nas Festas do concelho.
HYUBRIS
Management e Assessoria de Imprensa:
Jorge Cardoso | jmccardoso79@gmail.com | (+351) 918 694 739
Paulo Delgado | paulojorgedelgado@gmail.com | (+351) 934 753 248
Sobre os HYUBRIS...
Em 2001, Filipa Mota, junta-se aos elementos dos ex- “Lupakajojo” e assim nasciam os “Hyubris”. Filipa, a frontwoman dos Hyubris, além da voz angelical, que rapidamente chamou a atenção, juntou ainda a sua flauta às sonoridades da música medieval, celta com o rock progressivo/Heavy Metal. No entanto, ao longo dos anos, sem nunca perderem as suas influências, os Hyubris acabaram por criar uma sonoridade muito própria e que os próprios elemento da banda têm dificuldade em definir.
Ainda em 2001, era editado o EP desafio, com 4 músicas que deixavam antever grandes aventuras musicais…e a partir de então, surgiram os primeiros espetáculos um pouco por toda a região, começando também a sair de Tramagal (Abrantes), de onde são oriundos, chegando a pisar importantes palcos como por exemplo, a Festa do Avante.
A partir de então não pararam mais, e em 2005 editam o primeiro álbum a que deram o nome de “Hyubris” produzido em Portugal por Luís Barros, e masterizado na Alemanha por Tommy Newton. Este álbum de estreia acabou por ser o passaporte da banda para vários palcos nacionais e programas de TV. O percurso continuou com a edição em 2009 com o álbum “Forja”, com produção da própria banda com Nuno Loureiro e masterização do Finlandês Mika Jussila.
Em 2015, os Hyubris fazem uma pausa na sua carreira pública, mas continuam a trabalhar em novas canções, produzidas e gravadas no seu próprio estúdio em Tramagal.
Em 2023 os Hyubris voltaram à estrada com novas canções e um espetáculo renovado.