Foi através da página de facebook de Nuno Barroso, o filho, também músico, que ficámos a saber que o músico Pedro Barroso, deu entrada nos cuidados paliativos do Hospital da Luz em Lisboa, em fase terminal da doença.
Os problemas de saúde de Pedro Barroso foram piorando nos últimos meses, levando ao seu internamento no passado mês de dezembro.
O músico revelou também que a situação clínica do pai é "muito complexa". No final da mensagem de facebook, Nuno Barroso pede privacidade e compreensão adiantando que "Irei informando, consoante desenvolvimentos".
Pedro Barroso
Tendo nascido em Lisboa, Pedro Barroso cresceu em Riachos, terra natal do pai, professor do Ensino Primário.
Completou o curso de Educação Física em 1973 na Instituto Nacional de Educação Física, actual Faculdade de Motricidade Humana, e foi professor dessa disciplina no Ensino Secundário durante mais de 20 anos.
Viria mais tarde a obter um diploma de pós-graduado em Psicoterapia Comportamental, em 1988, tendo trabalhado na área da Saúde Mental e Musicoterapia durante alguns anos. Foi, neste campo, pioneiro no ensino de crianças surdas-mudas, numa escola de ensino especial de Lisboa.
Membro activo da comunidade artística e musical integrou a direcção do Sindicato dos Músicos e foi autor, em 2002, do polémico Manifesto sobre o estado da Música Portuguesa que teve audições junto de todos os Grupos Parlamentares na Assembleia da República e do então Presidente da República, Jorge Sampaio.
Com 69 anos de vida - e mais de cinco décadas de percurso na música -, Pedro Barroso é um dos cantautores mais relevantes do país. "Viva Quem Canta", "Menina dos Olhos de Água" e "Cantarei" são alguns dos temas mais conhecidos.
Pedro Barroso, uma das míticas vozes da música portuguesa, perfaz em 2019 os seus 50 anos de música e palavras e celebrou-os com um concerto inesquecível no Teatro Virginia em Torres Novas a 21 Dezembro 2019.
Cantor de intervenção e defensor da liberdade, fez questão de estar na comemoração dos 50 anos de carreira, entre os seus conterrâneos e amigos de sempre, numa noite de grandes emoções para ele e para todos.
Cantautor de renome, foi com efeito, uma das vozes de Abril, em tempos de luta pela democracia e pela liberdade. Neste concerto recordou alguns dos seus maiores êxitos, entre tantas canções criadas ao longo da vida. E também não faltaram convidados e amigos.