O projecto Rui de León surgiu à cerca de quatro anos atrás, com Rui Santos aka Rui de León compositor e songwriter com uma produtora|/estúdio de gravação local (S. João da Madeira distrito de Aveiro) Light Production Home Studio com Paulo Pinho como produtor. Assim surgiu o primeiro trabalho intitulado Rui de León, uma apresentação modesta do seu trabalho que consta com músicas como "Dia Cão" , "Rolling Stone"e "Wonderland". Um trabalho maioritariamente de intervenção social, com influencias Rock, Rock Progressivo, Punk Rock e Grunge.
A intenção da elaboração deste trabalho foi inicialmente o registo em estúdio do trabalho de Rui de León. Posteriormente com a divulgação em rádios e plataformas digitais tais como Spotify, Itunes, Amazon entre outras, Rui de León passou a actuar ao vivo os seus temas num formato mais acústico em diversos bares e casas de espectáculo.
Entretanto em 2015 Rui de Léon muda de Produção e passa para outro estúdio de gravação/produção Monkey Corporation trabalhando em parceria com Filipe Mateus. Em Março de 2016 é lançado o último trabalho "They Think IM Mad". Renasce assim em formato de banda contando com o baterista Francisco Martins, Guitarrista/BackVocals Filipe Mateus e Vocalista/Baixo Rui de León.
Constam já com algumas exibições ao vivo, divulgação do trabalho em rádios jornais e algumas revistas de música.
O àlbum “They Think Im Mad” encontrase disponível no Spotify, Itunes, Amazon entre outras diversas plataformas oficiais.