Abrantes: Sporting venceu Benfica e conquistou Torneio de Iniciados (c/ áudio)

8/08/2022 às 12:25
Créditos fotos CMA

Durante três dias, Abrantes foi a capital do futebol de formação com a realização do Torneio Internacional de Iniciados. Uma competição que teve na final um Sporting - Benfica e que foi um jogo intenso e muito disputado por ambas as equipas. Recorde-se que o campeonato nacional da categoria começa na próxima semana, pelo que foi um derradeiro teste para estas equipas.

O Benfica começou melhor, mas o Sporting cresceu e dominou a partida tendo feito o golo na segunda parte. Quase ao cair do pano o Benfica empatou e levou a decisão para a marcação de grandes penalidades.

Nos livres de 11 metros o Sporting foi melhor, tendo convertido dois de quatro pontapés. Já o Benfica apenas converteu um em cinco.

No terceiro lugar ficou o Porto que venceu o Vitória de Guimarães por 4-0 enquanto que o Celta de Vigo bateu a seleção de Abrantes por 12 - 0.

Este torneio, organizado pelo Município de Abrantes, teve como patrono João Santos, selecionador nacional Sub-15, que assistiu aos nove jogos.

Os encontros foram disputados, em três dias, no Pego, Alferrarede, Tramagal e nos campos da Cidade Desportiva de Abrantes.

Depois da entrega dos prémios, João Santos, selecionador nacional, disse à Antena Livre que este é um torneio importante, tanto mais que depois de dois anos de pandemia foi muito bom o seu regresso. O treinador acompanhou os jogos e tirou, com toda a certeza, muitas notas para começar a preparar as convocatórias. É que neste torneio estiveram quatro das cinco equipas (faltou o Sporting de Braga) que mais jogadores fornecem à seleção.

 

João Santos, selecionador nacional sub-15

No final João Santos deixou uma palavra de apreço a Miguel Marques, responsável pela seleção de atletas de Abrantes, pelas dificuldades de se bater contra os melhores. E João Santos destacou que esta diferença, natural, permitirá a estes jovens de Abrantes perceber como funcionam as equipas “grandes” já com alguns atletas quase a entrar nos contratos profissionais.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, em jeito de balanço da prova desportiva salientou que “foi um regresso em cheio, tivemos aqui as melhores equipas do país e também o Celta de Vigo que é uma equipa muito competitiva. O facto dos nossos jovens da nossa Seleção Concelhia participarem neste Torneio é um elemento fundamental para a vontade de continuar este Torneio porque precisamos que eles aprendam e convivam com momentos desportivos competitivos mais elevados”, acrescentando que “temos um Torneio com um nível muito elevado, do ponto de vista competitivo, mas do ponto de vista de convívio é também muito importante, tivemos a nossa cidade com muita gente para esta festa do futebol de formação”.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Vitória Sport Clube, Real Club Celta de Vigo e a Seleção Concelhia de Abrantes, orientada por Miguel Marques, foram as equipas participantes na edição de 2022 do Torneio Internacional de Iniciados.

A Seleção Concelhia de Abrantes foi composta por atletas do Tramagal Sport União, do Sport Abrantes e Benfica, do Núcleo Sportinguista de Alferrarede e da Casa do Povo do Pego, num total de 21 convocados.

Miguel Marques, o treinador responsável pela seleção de Abrantes, explicou à Antena Livre como é que se viveram estes dias. Aos jovens de Abrantes foram proporcionadas as condições que têm as equipas “grandes”, entraram em estágio e viveram uns dias em ambiente de equipa.

Sobre os resultados, Miguel Marques diz que é uma situação que acaba por mostrar a diferença entre as equipas. Se contra o Benfica, no primeiro jogo, houve um esforço grande já no segundo encontro notou-se muito a quebra física frente a um Porto que “honra sempre o adversário, pois joga da mesma forma do princípio ao fim.”

Miguel Marques revelou também que para alguns dos miúdos é a concretização de um sonho, jogar contra os grandes. É que assim que terminavam os jogos cada um dos atletas vestia a camisola do seu clube preferido, entre os grandes do futebol português.

E o selecionador de Abrantes explicou ainda como se lida com os jovens depois de resultados como o do jogo com o Porto (21-0).

Miguel Marques, selecionador equipa de Abrantes 

O Torneio Internacional de Iniciados foi organizado pelo Município de Abrantes, pela décima quarta vez, e é uma competição homologada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
PUB