O músico Tóli César Machado, fundador dos GNR, edita na sexta-feira 13 de Abril um álbum em nome próprio, intitulado "Contrário da Escuridão", fruto de colaborações com vários autores e intérpretes.
Nesta estreia a solo, Tóli César Machado apresenta-se como Espírito, autor das dez canções inéditas interpretadas por Ricardo Ribeiro, Selma Uamusse, Marcela Freitas e Dom La Nena.
Para a lírica, o músico convidou José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Adolfo Luxúria Canibal e Jónatas Pires. O alinhamento apresenta os instrumentais "África" e "Imortal".
"Contrário da escuridão" tem produção de Rui Maia (X-Wife e Mirror People) e na gravação entraram ainda, além de Toli César Machado, Ianina Khmelik (violino), Luísa César Machado (baixo e contrabaixo) e Miguel Ferreira (teclados).
Tóli César Machado, 56 anos, é o único dos três elementos dos GNR que se mantém desde a fundação, em 1980, enquanto baterista, embora o trabalho de composição se expanda também para guitarra, acordeão e piano.
Além dos GNR, o músico colaborou com outros nomes como António Variações, Telectu e Manuela Moura Guedes.