O cineclube Espalhafitas, secção de cinema da Palha de Abrantes, vai dedicar a sua programação do mês de outubro à obra do cineasta José Vieira, realizador português que vive e trabalha em Paris e é autor de uma extensa filmografia sobre a emigração.
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, o realizador estará presente nas sessões de cinema onde conversará sobre o seu trabalho e apresentará os filmes “A fotografia rasgada”, “Memórias de um futuro radioso” e “O país onde nunca se regressa”.
Nas duas quartas-feiras seguintes, dias 12 e 19 de outubro, os seus filmes, “O Pão que o diabo amassou” e “Aquele estranho mês de Maio”, servirão de mote para conversas sobre a representação do emigrante no cinema português com José António Cunha, docente do curso de Vídeo e Cinema Documental da ESTA, e sobre a emigração portuguesa com as investigadoras do ISCTE, Joana Azevedo e Inês Espírito Santo.
O ciclo encerrará com a apresentação de três filmes, “Os emigrantes” e “Ilha dos ausentes” no dia 26 e a “Crónica do renascimento de uma aldeia” no dia 16 de novembro. Outras atividades decorrerão ao longo do ciclo.
As sessões são sempre às 21h30 e repartem-se entre o Sr. Chiado, na Praça Raimundo Soares, em Abrantes e no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.
A programação pode ser consultada no FB da Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural ou no site www.palhadeabrantes.org, informação a secção.