A abrantina Francisca Laia partiu hoje para Belgrado, na Sérvia, onde se vão disputar os Europeus de canoagem.
Francisca Laia, que iniciou a sua dedicação à canoagem no Clube Desportivo os Patos de Rossio ao Sul do Tejo e hoje compete pelo Sporting, integra uma seleção de 13 canoístas, que de sexta-feira a domingo, vão disputar os Europeus.
Em declarações à Antena Livre, Francisca Laia referiu que “objetivo principal [da época] acaba por ser sempre o Mundial, mas o Europeu é o primeiro objetivo. Eu vou competir em K4 500 metros e em K1 200 metros”.
A canoísta referiu que a seleção da qual faz parte quer “melhorar o resultado do ano passado” onde ficaram em 9º lugar. E questionada sobre a possibilidade de alcançar medalhas, a abrantina disse que depois de se estar na final “temos todos as mesmas chances, cabe-nos lutar e sermos mais fortes”.
A seleção conta com nove homens, entre eles Fernando Pimenta, e quatro mulheres, que participaram no campeonato do mundo do ano passado: Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Márcia Aldeias e Francisca Laia.
A canoísta abrantina salientou que este é um “ano de mudança, sendo que mudámos de treinador e temos um plano de treino um pouco diferente do que estávamos habituados, mas estamos empenhados. Aliás, já realizámos o primeiro feito que foi a Taça do Mundo, há três semanas na Hungria e correu bem”.
Por último, Francisca Laia confidenciou-nos que hoje é um dia especial, pois terminou o seu curso de Medicina e que agora terá a oportunidade de se dedicar “a 100% à canoagem”.
“O objetivo é treinar melhor e prepara-me bem para Tóquio 2020, porque quero melhorar o meu nível internacional”, vincou.
O ponto alto desta época de 2018 serão os Mundiais que vão decorrer de 22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho.