Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Oliveira milenar de Mouriscas não segue para Londres por dúvidas do sucesso da replantação

1/03/2017 às 00:00

A falta de garantias do sucesso da replantação de uma oliveira milenar de Mouriscas, concelho de Abrantes, em Londres travou o processo de transferência daquela árvore para Inglaterra, no âmbito de uma proposta de um autarca luso-britânico.

Na freguesia de Mouriscas, o inquérito à população sobre a possível transferência foi suspenso na segunda-feira, num processo que começou após a proposta de um autarca luso-britânico, Guilherme Rosa, natural de Tomar, da transferência de um exemplar de uma oliveira com mil anos para Lambeth, Londres, como "árvore da aliança", em memória do centenário Tratado de Windsor, entre Portugal e Inglaterra.

Em declarações à agência Lusa, António Louro, do grupo Rota das Oliveiras Milenares de Mouriscas, disse que, "após reunião dos elementos do grupo, no domingo, optou-se por não apoiar a ideia apresentada pelo vereador londrino por não haver garantias de sobrevivência da oliveira, no processo de replantação", tendo recordado que a questão que liderava o inquérito, suspenso na segunda-feira, "tinha o apoio da maioria, que concordava com a ideia desde que houvesse garantias da oliveira se adaptar" às condições de Londres.

O grupo Rota das Oliveiras Milenares de Mouriscas, criado no Facebook, conta com mais de um milhar de membros, e foi criado por António Louro, que em conjunto com outros cidadãos, deram "aval a esta iniciativa ouvindo a população", e "em prol dos olivais milenares mourisquenses e como homenagem e reconhecimento à oliveira mais antiga do país", situada na freguesia de Mouriscas, em Cascalhos: a Oliveira do Mouchão, com 3350 anos.

Louro fez notar que o apoio desta proposta do autarca luso-britânico "esteve sempre pendente de pareceres técnico-científicos da UTAD e Universidade de Évora", fazendo ainda referência a "alguma confusão sobre se seria a oliveira do Mouchão que era para levar para Londres", algo que, afirmou, "não ajudou nada e acabou por faltar serenidade para encontrar alternativas".

Na segunda-feira, em comunicado, António Louro anunciou "a suspensão do inquérito em curso e a intenção de um hipotético apoio à transferência de uma oliveira centenária/milenar para Londres", tendo reafirmado a intenção de "manter ativo o grupo de cidadãos, bem como o prosseguimento dos trabalhos de criação da Rota das Oliveiras Milenares de Mouriscas".

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB