Depois de ter sido conhecido o primeiro caso de Covid-19 na região do Médio Tejo esta terça-feira, eis que surgem mais dois casos confirmados. Para além do já conhecido caso em Tomar, desta vez, trata-se de munícipes dos concelhos de Constância e Ourém.
Nos três casos identificados como portadores do novo coronavírus, são pessoas que se encontram em idade ativa e todos trabalhadores.
O caso de Tomar é o de uma mulher, ainda jovem, funcionária na Câmara Municipal de Tomar, e que estava a ser acompanhada desde a semana passada por apresentar sintomas.
A informação foi confirmada à Antena Livre pela Delegada de Saúde Maria dos Anjos Esperança que indicou que está ligada a uma das cadeias de contágio ligadas aos casos do norte do país. A doente está bem e vai ser transferida para um dos hospitais de referência para receber doentes com COVID-19. “Não será para Abrantes, apesar de estar tudo preparado para receber doentes, para já ainda estão a ser transferidos pelo INEM para Lisboa ou Coimbra, onde estão os hospitais de referência para esta pandemia”.
Neste momento a unidade de Saúde Pública já identificou os contactos todos desta senhora para serem seguidos. “Estamos a fazer todos os passos nestas situações e acreditamos que as pessoas (os contactos desta senhora infetada) vão cumprir o que lhes é recomendado”, vincou a responsável de Saúde Pública do ACES Médio Tejo. O isolamento e a quarentena são os passos a dar nestes casos e sem alarmismo acrescentou Maria dos Anjos Esperança.
Os casos de COVID-19 identificados no Médio Tejo ainda estão a ser transferidos para hospitais de referência, neste caso para Lisboa e Coimbra, mas Maria dos Anjos Esperança reforçou a informação de que os hospitais do Médio Tejo estão preparados para receber doentes.