Considerando a recente declaração de Pandemia pela Organização Mundial de Saúde, face à propagação do novo coronavírus, e o estado de alerta declarado pelo Estado Português, o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), reforçou as medidas do plano de contingência, implementando, desde as 22h00 de sexta-feira, dia 13 de março, as seguintes diretivas:
“Estão proibidas todas as visitas dos doentes no Internamento e Departamento de Urgência do CHMT.
No caso do Serviço de Pediatria são mantidas as regras anteriormente definidas, nomeadamente um acompanhante não substituível, obrigatoriamente credenciado junto do Serviço.
É proibido o acompanhamento de doentes em ambulatório e no Departamento de Urgências, a não ser quando seja comprovada a necessidade de acompanhante do doente em virtude dos seu estado de dependência.
As consultas externas tenderão a ser não presenciais, ficando essa decisão a cargo do respetivo médico assistente.
Os tratamentos de fisioterapia prestados a doentes em regime de ambulatório ficam suspensos, revertendo a capacidade existente para os doentes em internamento.
Estas medidas, agora em vigor, visam a proteção de doentes e profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no âmbito da pandemia do novo coronavírus e manter-se-ão enquanto se justifique, podendo ser alteradas em virtude do evoluir da situação do surto epidemiológico em curso.”