Luiz Oosterbeek (IPT) e Vasco Estrela (CM de Mação), ao centro, na conferência de imprensa de apresentação ao evento
Esta quinta-feira, 7 de março, decorrerá em Mação uma reunião da UNESCO e do CIPSH com 18 diretores de grandes programas internacionais de Humanidades, da Europa, China, Estados Unidos e outros países da América Latina, África e Ásia, para preparar a criação de um novo programa mundial neste domínio.
O Politécnico de Tomar estruturou e coordena uma rede internacional de investigação e inovação em projetos de gestão do território, projeto que procura contrariar a desvalorização sistemática das Humanidades. A cátedra UNESCO, agora atribuída ao Politécnico de Tomar nasce para construir respostas a essas dificuldades e à incapacidade de superar os dilemas atuais.
Mação, membro da rede UNESCO de Cidades da Aprendizagem e da Educação, é o centro onde estas reflexões e projetos se têm preparado, numa parceria que liga o Município, o IPT e o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.
Em nota de imprensa refere o Município que o programa da cátedra está articulado com a rede internacional de Gestão Territorial Apheleia, e com as conclusões da Conferência Mundial das Humanidades, organizada pela UNESCO e pelo CIPSH (Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas) em 2017, na Bélgica.
A cátedra inicia as suas atividades em estreita parceria com a UNESCO e o CIPSH, em Mação, dos dias 7 a 15 de março, decorrendo as sessões no Auditório Elvino Pereira.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E GESTÃO TERRITORIAL EM MAÇÃO
Entre os dias 8 e 15 de março decorrerá em Mação um Seminário Internacional sobre o lugar e a importância da tangibilidade e da dimensão material na sociedade digital.
O Seminário Internacional traz a Mação 3 dezenas de especialistas de 20 países que irão discutir a Sustentabilidade e Gestão Territorial nos campos das artes, da tecnologia e do património, envolvendo também as ciências e as tecnologias.
Na nota de imprensa do Município é referido que a importância desta temática sustenta-se na necessidade de o ensino superior se aproximar da sociedade, não apenas para encontrar soluções de curto prazo mas para a ajudar a enfrentar dilemas mais complexos e estruturar caminhos sustentáveis de futuro.
O objetivo fundamental é contribuir para melhorar as perspetivas de futuro e a capacidade de inovação, adaptação e transformação das sociedades, pode ler-se.
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