A Câmara de Torres Novas aprovou o projeto de valorização das Grutas de Lapas, classificadas desde 1943 como património de interesse público, “provavelmente o maior e mais importante sítio nacional com grutas artificiais escavadas em tufo calcário”.
Em comunicado, o município afirma que o projeto aprovado na terça-feira por unanimidade prevê melhorias nos acessos exteriores, uma nova entrada, a criação de um espaço de receção e centro interpretativo, a colocação de expositores informativos, de vitrinas com amostras de rochas e de fósseis e de materiais interativos, a criação de um percurso interno nas grutas e de percursos externos na aldeia de Lapas e em pontos de interesse associados aos tufos calcários e às grutas.
O projeto, orçado em 60.500 euros, inclui ainda trabalhos para “conhecimento da verdadeira dimensão do complexo subterrâneo e preparação de conteúdos a disponibilizar aos visitantes”, indica a nota.
O objetivo é valorizar um sítio que “relaciona a atividade humana a um elemento geológico singular”, o maciço de tufo calcário de Lapas, associado, na sua génese, ao próprio rio Almonda.
Lusa