O Município de Vila de Rei aprovou, por unanimidade em reunião do Executivo Camarário, um novo regulamento de Apoios à Educação, que congrega num só documento todos os apoios já disponibilizados, ao mesmo tempo que reforça os mesmos e cria novas medidas de auxílio às crianças e jovens vilarregenses e aos seus agregados familiares.
Segundo informa a Autarquia, o novo regulamento, para além de permitir uma agilização de processos e consequente facilidade de acesso e comunicação com a população vilarregense, vem reforçar o conjunto de benefícios atribuídos no âmbito da Educação.
De entre os novos apoios aprovados, destaque para as refeições gratuitas para as crianças inscritas na Creche e Jardim-de Infância, bem como o apoio a nível de leites, papas, toalhetes e pomadas, entre outros, para as crianças da Creche.
Os novos benefícios alargam-se igualmente para os alunos do Ensino Básico e Secundário, com manuais escolares gratuitos para todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de Ensino do Concelho de Vila de Rei.
As Bolsas de Estudo (no valor de 800€) atribuídas pelo Município de Vila de Rei também serão reforçadas, passando de 6 para 8 e passarão a incluir, não só os alunos que frequentam Licenciaturas, mas também os alunos a frequentar os Mestrados, sejam estes integrados ou não.
Segundo o Município, será ainda criado um apoio adicional, designado de Bolsa de Mérito de Percurso Escolar, no valor de 500€, atribuído ao aluno com melhores resultados escolares, a frequentar os estabelecimentos de ensino de Vila de Rei, em todos os níveis de Ensino Regular (1º ao 12º ano), Ensino Profissional e Ensino Vocacional.
Para Ricardo Aires, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, “estamos em crer que, o reforço dos apoios atribuídos aos estudantes Vilarregenses, vão permitir aliviar financeiramente os agregados familiares do Concelho e, simultaneamente, fixar a população estudantil nas nossas escolas. Este reforço do apoio socioeducativo à população escolar assume um papel preponderante nas prioridades do Município de Vila de Rei, que consideramos ser um importante pilar para o desenvolvimento de uma sociedade com pressupostos igualitários e direcionada para a formação e o desenvolvimento”.
O regulamento aprovado pelo Executivo Camarário entrará em vigor após aprovação na próxima reunião da Assembleia Municipal, marcada para dia 11 de junho.