Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: CDS-PP apresenta candidatos e direciona políticas para as freguesias

25/09/2017 às 00:00

António Moutinho, Ana Isabel Matos, José Vasco Matafome, Tiago Fidalgo e José Pimenta

Sob o lema “Energia Positiva” o CDS-PP apresentou os seus candidatos às Eleições Autárquicas do dia 1 de outubro no passado sábado, na sede de campanha do partido, em Abrantes.

José Vasco Matafome, candidato à Câmara Municipal e líder distrital do partido, começou por dizer que o CDS-PP vai concorrer à União de Freguesias de Alvega e Concavada, à JF de São Facundo e Vale das Mós, a Carvalhal, à União de Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto, à União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto e à União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

O líder distrital disse que se tratam de “caras novas” e de “gente que tem vontade de trabalhar e sobretudo são uma alternativa aos que lá estão”.

José Vasco Matafome deu alguns exemplos: “Temos uma lista muito boa em Alvega e Concavada que espero que venha a ganhar, com o candidato Moutinho que já foi presidente da Junta de Freguesia. Temos uma lista muito jovem a concorrer a Carvalhal que também espero que venha a ter um belíssimo resultado e temos uma outra lista muito interessante que concorre à União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede”.

“O CDS-PP também apoia as candidaturas independentes em Rio de Moinhos, Tramagal e Mouriscas. Aqui o importante não é de onde vêm as pessoas, mas o que querem fazer pelas suas terras”, acrescentou o candidato.

Na conferência de imprensa, José Vasco Matafome sublinhou que o objetivo da candidatura do CDS-PP “é fazer o maior número de mandatos” e “com imaginação e boa vontade, chegar até às pessoas”.

“Acho que as pessoas estão, de alguma maneira fartas de uma campanha tradicional em que os candidatos andam com papéis e megafones. O que encontramos hoje na rua são pessoas que já não acreditam na política, que acreditam que as promessas não são normalmente cumpridas e que se calhar já estão fartos de ver as mesmas caras”, aludiu.

O candidato à Câmara lembrou que são “37 anos de Partido Socialista e temos um concelho morto. As pessoas vão embora porque não têm emprego. Durante estes anos houve uma estratégia para fixar as pessoas na cidade, na sede do concelho, para criar uma cidade média. Não sei com que objetivo, porque quando as freguesias morrem, a sede do concelho morre. E neste momento, é o que está a acontecer”.

“Acabaram-se os serviços nas freguesias (…) as pessoas estão cada vez mais envelhecidas, não há emprego, não há transmissão de conhecimento de avós para netos, nem o bairrismo pelas terras”, fez notar.

Matafome afirmou que o CDS-PP quer “fazer com que as pessoas se mantenham, que os que foram embora possam voltar e encontrar uma vida digna e conseguir trazer as pessoas que já foram embora há muito tempo para cá. Porque viver nas freguesias, no interior, é muito bom porque há qualidade de vida”, vincou.

O candidato centrista explicou ainda o motivo do lema da campanha: “Energia Positiva é o que reflete o que somos. Consideramos que tudo se faz com esforço e não é uma questão de dinheiro, é uma questão de bom senso e de preparamento. Todos os candidatos estão habituados a trabalhar e estamos aqui neste momento a tentar dar uma contribuição da nossa vida pessoal para que este concelho possa voltar a ter força e gente”.

António Moutinho (à esquerda) foi presidente da JF de Alvega pelo PSD no mandato de 2009-2013

António Moutinho recandidata-se à União de Freguesias de Alvega e Concavada e começou por explicar os motivos da sua recandidatura: “É uma candidatura de independentes, mas apoiada pelo CDS-PP”, que “resultou da vontade expressa de muitos alveguenses e concavadensses. Foi o reconhecimento do meu trabalho feito anteriormente na JF de Alvega”.

“Estou disponível para apoiar esta candidatura [do CDS-PP] porque também sinto que tem havido muita centralização ao nível da cidade. Cada vez mais se verifica o encerramento dos serviços públicos”, criticou o candidato.

António Moutinho disse que nos últimos anos “têm havido promessas eleitorais por este ciclo político do PS, que têm iludido um pouco as pessoas. Vai-se fazendo algumas coisas, mas nunca é o suficiente e não se resolvem os problemas”.

“Nós queremos levar os serviços básicos da Junta de Freguesia diretamente às pessoas. Queremos ter uma loja de cidadão itinerante, um serviço ao domicílio, sendo uma mais-valia para a população envelhecida”, finalizou.

Já José Pimenta, candidato à União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, salientou que não existe uma política direcionada para o turismo naquele território: “Queremos proceder à requalificação do Santuário da Nossa Senhora do Tojo, que é um santuário com bastante tradição religiosa e um dos santuários com mais peregrinações do país”.

“Temos um grande potencial turístico a norte do concelho e, por isso, queremos desenvolver o alojamento local, trazer turistas ao Souto através da implementação de miradouros”, referiu.

Por último, Ana Isabel Matos, candidata à União de Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto, deixou críticas quanto à falta de dinamização do Centro de Interpretação do Tejo: “Um dos nossos objetivos é dar vida aos espaços que de momento não têm vida, como é o caso do Centro de Interpretação do Tejo”.

“Tive oportunidade de o visitar e encontrei um lago, cheio de erva e sem água. Estão-se a pagar ordenados a pessoas e não se vê por ali ninguém. Não vi uma caravana, não vi uma tenda de campismo, não há ali nada, mas há uma estrutura que nos custou milhares de euros e com qualidade. A estrutura precisa de ser divulgada, para que possa atrair turistas”, salientou.

“Se olharmos para São Miguel, Bicas e Arreciadas são localidades que estão a ficar vazias. Vazias de comércio, de incentivos e não há atrativos aos jovens”, referiu Ana Isabel Matos.

Por fim, a candidata disse que o CDS-PP quer “pôr os mais novos a trabalhar com os mais velhos. Aproveitar a sabedoria dos mais velhos, fomentando a educação e o respeito através do voluntariado” e pretende ainda recuperar algumas tradições “como a caça ao pato. Acabou tudo, só falta levar a relva dos cavalos para a cidade”, advertiu.

Candidatos e apoiantes do CDS-PP

CÂMARA MUNICIPAL

- José Vasco Matafome

- José Anselmo Rodrigues

- Ana Cortés Fernandez

- Arménio Gonçalves Bispo

- Edmundo Manuel França

- Ana Filipa Guia

- Edgar Flor Marques

 

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

- Tiago Fidalgo

- Thomas Devichi Matafome

- Ana Cortés Fernandez

- Arménio Gonçalves Bispo

- Álvaro José Lino

- Helena Isabel Almeida

- António Luís Estrada

- José Anselmo Rodrigues

- Sara Filipa Santos

- Bruno Vasco Matafome

- António Carlos Moutinho

- Elsa Cristina Pombinho

- José Pires de Jesus

- Ana Filipa Guia

- Amândio Jorge Gonçalves

- André Filipe Santos

- Ana Lourenço de Matos

- Abílio Heitor Mendes

- Emanuel de Jesus Vicente

- Maria Margarida Martins

- Pedro Miguel Silva

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ABRANTES E ALFERRAREDE

- José Pires de Jesus

- Edgar Flor Marques

- Maria Margarida Martins

- José Anselmo Rodrigues

- Amândio Jorge Gonçalves

- Luísa Maria Paiva

- Pedro António Caldeira

- Abílio Heitor Mendes

- Maria Helena Neves

- André Filipe Santos

- Emanuel Francisco Paiva

- Telma Sofia Venâncio

- Nuno José Burguette

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALDEIA DO MATO E SOUTO

- José Manuel Pimenta

- João Paulo dos Santos

- Carmelinda Maria Pimenta

- Jorge Filipe Caseiro

- Paulo Jorge dos Reis

- Carmelinda Natálio

- Adelino Amélia Branco

- Eduardo Rosa Guia

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALVEGA E CONCAVADA

- António Moutinho

- Helena Coelho Almeida

- Sandra Isabel Mascate Valente

- Ricardo Jorge Farias

- Ana Margarida Mourato

- Élio Jorge de Matos

- Cláudia Sofia Martins

- Fernando Marques Valente

- Ana Rita Ribeiro de Matos

- João de Matos Rodrigues

- Joana Filipa Alexandre dos Santos

- Orlando Coelho Bispo

- Maria Cristina Lopes Alexandre

- Paulo André Cunha Mascate

- Esmeralda Baptista Madrinha

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO FACUNDO E VALE DAS MÓS

- Arménio Gonçalves Bispo

- Pedro Miguel Silva

- Maria Luís Madeira

- Hugo Miguel Bispo

- Joana Raquel Rato

- Diogo Filipe Costa

- Telma Margarida Horta

- Filipe Miguel Rafael

 

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SÃO MIGUEL DO RIO TORTO E ROSSIO AO SUL DO TEJO

- Ana Isabel Lourenço de Matos

- Sílvia Isabel Chaves Prata

- Álvaro José Lino

- Luís Miguel Amaro

- Telma Marina Pires

- Dora Cristina Raimundo

- Emanuel de Jesus Vicente

- Bruno Vasco Matafome

- Ana Sofia Pequeno

 

JUNTA DE FREGUESIA DE CARVALHAL

- Ana Filipa Guia

- Marcelo Alves Pinto

- Jacinto dos Santos Guia

- Sara Cristina Roseiro

- Catarina Guia Domingos

- Mauro Filipe Lourenço

- Maria Emília Fontinha

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB