Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: “A Casa Memória [de Camões] merece um apoio nacional” – deputado

11/09/2017 às 00:00

António Matias Coelho deu conta das intervenções necessárias no Jardim Horto ao deputado da CDU

António Filipe, deputado da CDU eleito pelo círculo de Santarém, esteve de visita este domingo, dia 10 de setembro, ao Jardim Horto e à Casa Memória de Camões em Constância.

O deputado foi recebido por António Matias Coelho, presidente da direção da Associação Casa Memória de Camões e pelos candidatos da CDU aos diferentes órgãos autárquicos do concelho.

António Filipe inteirou-se das aspirações da associação de querer tornar a Casa Memória a Casa de Camões em Portugal. O responsável disse que foi “uma visita extraordinariamente interessante”, que já “conhecia em parte o Horto", mas relativamente à casa pôde “obter um conjunto de informações que são muito úteis porque nos permitem de facto compartilhar os objetivos que esta associação tem relativamente à casa, o que implica uma musealização adequada deste espaço e fazer com que aqui, em Constância, Camões tenha o que merece”.

“Esta casa tem uma importância que transcende muito o Município de Constância. Esta Casa Memória merece um apoio nacional e a associação deu-nos conta de diligências que tem vindo a fazer, designadamente junto do Ministério da Cultura para que este projeto se concretize”, referiu o deputado.

“O que tivemos oportunidade de dizer aos dirigentes da associação é que, naturalmente, contarão com o apoio do grupo parlamentar do PCP para acompanhar esta questão junto da Assembleia da República, do Governo e do Ministério da Cultura. Para que seja dado todo o apoio público para que a Casa Memória de Camões seja aberta ao público, em condições adequadas do ponto de vista museológico e para que possa ser visitada com muito proveito por parte dos cidadãos, nacionais e estrangeiros, que possam beneficiar da concretização deste projeto”, fez notar o responsável.

Em declarações à Antena Livre, António Matias Coelho afirmou que a Casa Memória de Camões e o Jardim Horto têm sido visitados por alguns deputados eleitos por Santarém, como já foi o caso do deputado bloquista Carlos Matias e dos socialistas Idália Serrão e Hugo Costa.  

Este domingo foi a vez de António Filipe e o objetivo foi, segundo o presidente da direção, “sensibilizar os órgãos de soberania para a importância, o significado, a dimensão nacional da Casa Memória de Camões. E da necessidade de se encontrar a outra escala, com outros recursos ao nível do Estado português, as condições necessárias para que a Casa Memória possa abrir num prazo razoável com dignidade, de forma a honrar Constância, a relação de Camões com Constância, a própria figura de Camões e a língua e cultura portuguesas”.

António Matias Coelho lembrou que “Camões não tem uma Casa. É o único grande escritor que não tem, que eu saiba, uma casa no nosso país. E deveria de ter, porque Camões merece, o país precisa e porque Constância tem”.

“O que temos feito ao longo deste ano e pouco de direção é procurar sensibilizar os diversos órgãos do Estado português, nomeadamente o Sr. Presidente da República, o Governo e a Assembleia da República para os recursos que temos em Constância relacionados com Camões, nomeadamente uma casa de grande dimensão, nova, com excelentes condições que está desaproveitada, que pode e deve ser a casa de Camões, que Portugal não tem”, fez notar.

O presidente da direção adiantou que no passado mês de julho, a Casa Memória teve a visita “do adjunto do Sr. Ministro da Cultura, que assumiu perante a direção da Associação o compromisso de desenvolver uma série de ações do ponto de vista da musealização da Casa Memória e da sua abertura num prazo razoável. Foram já dados passos importantes”, reforçou.

António Matias Coelho, Júlia Amorim (candidata da CDU à CM de Constância) e António Filipe

Após a visita aos dois espaços ligados a Camões, António Filipe juntou-se aos restantes membros da CDU presentes que fizeram um almoço de confraternização de pré-campanha política.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB