Antena Livre
Deseja receber notificações?

Sardoal: Exposição de pintura de Álvaro Mendes e estreia de peça de teatro do GETAS nas Festas do Concelho

21/09/2023 às 16:41

A galeria do Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 22 de setembro e 17 de novembro, a Exposição “Álvaro Mendes - 35 Anos de Pintura”.

A mostra, inaugurada no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal, integra 35 obras elaboradas ao longo dos 35 anos de carreira de Álvaro Mendes, pintor radicado no Sardoal e que exerce a sua atividade na Cadeia Velha, num espaço cedido pelo Município para a instalação do seu atelier.

Álvaro Mendes nasceu em Sintra, em 1945, mas as suas raízes estão no Sardoal, mais propriamente na aldeia de Cabeça das Mós. Em 1960 entrou para a Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo frequentado o curso de Desenhador-Gravador Litógrafo. Ainda nos anos 60 iniciou-se na criatividade publicitária como desenhador gráfico. A ilustração surgiu paralelamente como complemento a essa atividade. Entre 1968 e 1970 cumpriu missão militar na Guiné-Bissau, onde o desenho e a pintura tornaram menos penosa essa estadia. Após o regresso de África, continuou a atividade na área da visualização e direção de arte e iniciou o curso de pintura, latente desde sempre, torna-se esta, cada vez mais, um imperativo.

Desde então, Álvaro Mendes já foi convidado para pintar um pouco por todo o país e recebeu inúmero prémios. Leciona desenho e pintura, desde 2006, na Associação Cultural de Abrantes e, este ano, deu formação em linogravura.

No período das Festas do Concelho, de 22 a 24 de setembro, a exposição pode ser vista das 15h às 20h. Nos restantes dias pode ser visitada de terça a sábado, das 15h às 20h.

 

GETAS estreia peça nas Festas do Concelho de Sardoal 2023

Integrada nas Festas do Concelho de Sardoal, o GETAS vai estrear, no Centro Cultural Gil Vicente, a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles!” no dia 23 de setembro pelas 18 horas.

Com base num texto de Sérgio Godinho, escrito em 1980 e premiado pela Secretaria de Estado da Cultura, e encenação de José Ramalho, a peça traz uma história repleta de amizade, de partilha e de tolerância, devidamente adereçada pela cor, movimento e riso.

José Ramalho celebrou recentemente 40 anos de carreira como ator, sendo também encenador e diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

O GETAS – Grupo Experimental de Teatro Amador de Sardoal tem vindo a desenvolver, ao longo de quase 41 anos, um forte trabalho na área da representação e da cultura não só no Sardoal, mas um pouco por todo o país.

“Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles!” é uma peça para toda a família, cuja estreia terá entrada livre, sujeita ao levantamento de bilhete.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB