São dias semanas e três fins de semana. É assim há séculos. E é sempre a primeira feira do calendário anual de feiras do país. E, dizem os habitantes locais, ande a chuva por onde andar, a Feira de S. Matias a vai buscar. Bom, já não é sempre assim, mas este ano não fugiu à regra, e ela surgiu durante toda a tarde desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. Mesmo assim, pouco antes das 18 horas, parou e permitiu a abertura da edição de 2025.
A Feira mantém-se, mas já não é o que era noutras décadas do século passado. Mesmo assim mantém os divertimentos, os comes e bebes, onde não faltam as pipocas, algodão-doce, farturas e churros, e ainda o pão com chouriço. Depois junta-se a zona mais tradicional de venda e uma tenda onde ao longo do primeiro fim de semana da Feira acontece uma mostra de atividades económicas e que vai albergar nos restantes os concertos musicais para miúdos e graúdos.
A Feira já andou por diversos locais e foi sendo “empurrada” por causa de obras e investimentos. Recordar que começou no largo da Feira, hoje Esplanada 1.º de Maio, depois na Encosta do Convento de S. Domingos, hoje parque de estacionamento, depois avançou para a zona contígua ao campo de futebol do Barro Vermelho, saltou dois anos para o Tagusvalley, em Alferrarede, seguiu para a Tapada da Fontinha antes de rumar ao Aquapolis Sul, a Rossio ao Sul do Tejo.
E é aqui o “poiso” definitivo. Manuel Jorge Valamatos explicou que a localização foi muito definida por questões de segurança e foi em Rossio ao Sul do Tejo que o Município já fez um conjunto de investimentos, principalmente a rede elétrica, para receber todos os anos a feira.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Este ano, a Feira volta a ter a Mostra de Atividades Económicas. Trata-se de uma organização do Município em parceria com a Associação Comercial e Empresarial, a Associação de Agricultores, a NERSANT, TAGUS-RI e Tagusvalley.
A Mostra de Atividades Económicas realiza-se de 21 a 23 de fevereiro e conta com a presença de 30 entidades do concelho de Abrantes (artesãos, agentes turísticos, empresas do ramo imobiliário, instituições de ensino, Centro de Emprego e Formação Profissional, gabinetes de bem-estar, ótica, metalomecânica, entre outras).
Neste fim de semana, em simultâneo com a Mostra, irão decorrer diversos workshops, promovidos pelas empresas, empreendedores e artesãos presentes.
Aos jornalistas o presidente da Câmara de Abrantes vincou a importância de criar este polo de atração porque a Feira precisa de crescer com outras ofertas. E destacou também a introdução de espetáculos musicais, mais populares, para acrescentar atratividade e levar mais pessoas a visitar o espaço.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Já a animação musical, com espetáculos de entrada gratuita, volta a ser uma aposta forte na Feira de S. Matias. Este ano vai passar pelo palco os Mini-Break (1 março), Augusto Canário (3 março), Rouxinol Faduncho (4 março) e Rosinha (8 março).
Os mais novos não foram esquecidos e haverá dois espetáculos infantis nos domingos de março: um com o Professor Idalécio e outro com o Palhaço Sorriso.
Durante a Feira de S. Matias realizar-se-ão duas festas destinadas aos jovens, nas sextas-feiras de 28 de fevereiro e de 7 de março, que serão dinamizadas pela Associação Juvenil Rossiense e pelas Associações de Estudantes dos estabelecimentos de ensino do concelho.
As atividades desportivas também vão marcar presença na Feira de S. Matias com a realização de duas caminhadas, e demonstração de artes marciais, ténis de mesa e teqball, às quartas-feiras.
Terá lugar ainda uma iniciativa dedicada aos mais idosos e em particular às Instituições Particulares de Solidariedade Social, a iniciativa “A Menina Dança”, a ter lugar no dia 25 de fevereiro, a partir das 14:30, no espaço da realização da Mostra de Atividades Económicas.
A Feira de S. Matias conta, este ano, com a participação de 40 expositores. 15 na venda a retalho, 11 de comercialização de produtos alimentares, 13 equipamentos de diversão e um expositor de máquinas e equipamentos agrícolas.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Uma nota para a presença dos eleitos da Câmara dos Jovens na abertura da Feira de S. Matias. A presidente da Câmara dos Jovens Raquel Vital acompanhou o presidente do Município, Manuel Jorge Valamatos, na inauguração, mesmo quando o autarca cumprimentou todos os feirantes e expositores.
Foto: CMA
A Feira de S. Matias funcionará de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; às sextas-feiras, das 14h à 01h; aos sábados, entre as 12h e a 01h; e aos domingos, entre as 12h e as 22h. Está de “portas abertas” até domingo, 9 de março.
Galeria de Imagens