Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Incêndios: Já são conhecidas as freguesias prioritárias 2023

29/03/2023 às 18:00

Já está publicado em Diário da República o despacho dos gabinetes da secretária de Estado da Proteção Civil e do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, que procede à identificação das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível em 2023.

Esta lista engloba 998 freguesias a nível nacional, totalizando 32% da superfície do Continente e 2,2 milhões de hectares de espaços florestais.

Da região Abrantes tem 5 freguesias, Mação 6 freguesias, Sardoal 3 freguesias, Vila de Rei 3 freguesias e Constância e Vila Nova da Barquinha têm ambas 1 freguesia.

De acordo com o despacho, a fiscalização da gestão de combustível nestas freguesias prioritárias terá obrigatoriamente de ser realizada entre os dias 1 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros), bem como de 100 metros nos aglomerados populacionais, zonas industriais e parques de campismo.

Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, a limpeza terá de ser realizada entre 1 e 30 de junho.

Lista de freguesias prioritárias (VER AQUI)

Distrito de Santarém

Abrantes: Carvalhal; Fontes; Martinchel; Rio de Moinhos; e União das freguesias de Aldeia do Mato e Souto.

Mação: Amêndoa; Cardigos; Carvoeiro; Envendos; Ortiga; e União das freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.

Ferreira do Zêzere: Águas Belas; Beco; Ferreira do Zêzere; Igreja Nova do Sobral; e Nossa Senhora do Pranto.

Constância: Santa Margarida da Coutada

Vila Nova da Barquinha: Praia do Ribatejo

Ourém: Espite; Fátima; União das freguesias de Matas e Cercal; e União das freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos.

Sardoal: Alcaravela; Santiago de Montalegre; e Sardoal.

Tomar: Asseiceira; Olalhas; Sabacheira; São Pedro de Tomar; União das freguesias de Além da Ribeira e Pedreira; União das freguesias de Casais e Alviobeira; e União das freguesias de Serra e Junceira.

Torres Novas: Pedrógão

Distrito de Castelo Branco

Oleiros: Álvaro; Cambas; Estreito - Vilar Barroco; Isna; Madeirã; Mosteiro; Oleiros - Amieira; Orvalho; Sarnadas de São Simão; e Sobral.

Proença-a-Nova: Montes da Senhora; União das freguesias de Proença-a-Nova e Peral; e União das freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

Sertã: Cabeçudo; Carvalhal; Castelo; Pedrógão Pequeno; Sertã; Troviscal; União das freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais; União das freguesias de Cumeada e Marmeleiro; União das freguesias de Ermida e Figueiredo; e Várzea dos Cavaleiros.

Vila de Rei: Fundada; São João do Peso; e Vila de Rei.

Distrito de Portalegre

Gavião: Belver; e União das freguesias de Gavião e Atalaia.

Nisa: Montalvão; São Matias; e União das freguesias de Arez e Amieira do Tejo.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB