Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

PSD: João Moura recandidata-se à distrital de Santarém do PSD enfrentando Jorge Gaspar

25/11/2022 às 17:33

As eleições para a distrital de Santarém do PSD disputam-se no sábado, opondo a lista liderada pelo atual presidente, João Moura, à encabeçada pelo ex-vereador na Câmara do Cartaxo Jorge Gaspar.

João Moura, deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, confia na reeleição, apontando o trabalho realizado nos últimos anos, em particular o que levou, nas autárquicas de setembro de 2021, à conquista ao PS das câmaras municipais do Cartaxo, Alcanena e Golegã.

Além do “fortalecimento” do partido na região, João Moura disse à Lusa que a sua recandidatura se insere na necessidade de continuar o trabalho de “afirmação da região”, tanto para contrariar o declínio demográfico como para promover o crescimento económico, o que, declarou, “demora o seu tempo”.

Como exemplos do trabalho da distrital sob a sua liderança, referiu a defesa da importância da existência de um aeroporto na região, primeiro com a proposta de aproveitamento da base militar de Tancos e depois no apoio à iniciativa privada que aponta para a construção de um novo aeroporto em Santarém, a qual considera “uma boa solução para o país”.

Por outro lado, disse querer continuar a defesa do potencial agrícola da região, quer para a instalação de agroindústrias como para o reforço do regadio em Portugal ou ainda na afirmação do ensino, seja através da Escola Superior Agrária de Santarém, seja com o polo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, no Vale de Santarém, o qual se encontra “subaproveitado”.

Por seu turno, o professor universitário e ex-vereador no Cartaxo, Jorge Gaspar, afirma querer “dar vida e democracia” ao PSD distrital e aproximar o partido dos militantes e da sociedade civil, salientando que a dinâmica trazida pela nova liderança nacional “não basta para que tudo mude”, sendo necessário mexer a estrutura intermédia.

Jorge Gaspar disse à Lusa que o partido deve aproveitar este ciclo de dois anos sem eleições autárquicas nem legislativas no horizonte para “crescer e consolidar a militância”, dando “tempo para criar um projeto sólido e credível” sem a preocupação dos lugares nas listas, salientando que o crescimento em número de militantes não pode acontecer apenas na véspera das eleições internas.

Acompanhado do presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, como candidato a primeiro vice-presidente, e de Teresa Ferreira, ex-diretora das Águas de Santarém, a segunda vice-presidente, Jorge Gaspar aposta em “reforçar o partido internamente”, num trabalho estreito com as concelhias, e em “virar para fora”, atento às necessidades das pessoas e do tecido económico e social do distrito.

O ex-deputado Duarte Marques é a escolha da sua lista para liderar a Mesa da Assembleia Distrital.

João Moura apresenta como candidatas a vice-presidentes a deputada e ex vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, e a vereadora na Câmara de Tomar Lurdes Ferromau, recandidatando-se Isaura Morais ao cargo de presidente da Mesa.

Um total de 1.456 militantes estão habilitados a votar no distrito de Santarém.

Os militantes social-democratas irão igualmente escolher a liderança de várias concelhias do distrito, sendo que, em Santarém, o presidente do município, Ricardo Gonçalves, decidiu não se recandidatar, sendo a candidatura liderada pelo seu vice-presidente na autarquia, João Leite.

Também em Rio Maior, a ex-presidente da Câmara e atual deputada, Isaura Morais, deixa o lugar, candidatando-se o seu sucessor no município, Filipe Santana Dias.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB