A Comissão Política Concelhia (CPC) do Partido Socialista (PS) de Vila Nova da Barquinha aprovou este sábado, por unanimidade, o nome de Manuel Mourato, atual vice-presidente do município, como candidato à Câmara da Barquinha nas eleições autárquicas deste ano.
Em comunicado, a CPC do PS de Vila Nova a Barquinha, no distrito de Santarém, indica que o projeto socialista para o concelho “assenta na continuidade de um projeto de proximidade, de manutenção da qualidade de vida dos munícipes, de afirmação territorial ao nível da atratividade económica e de criação de postos de trabalho, reforçando a atratividade para a fixação de empresas”.
Afirmando que Manuel Mourato “representa a integridade, confiança e compromisso político de que a Barquinha necessita neste momento de renovação do ciclo político”, o PS local afirma pretender manter “a aposta na educação com a comunidade escolar, na área social com as IPSS´s, na cultura e desporto com as associações, na modernização dos serviços com os trabalhadores do município, e no apoio aos projetos conjuntos com as juntas de freguesia”.
Segundo se pode ler na mesma nota informativa, “a equipa a apresentar à Câmara Municipal será conhecida em breve, uma equipa de continuidade, mas também com uma grande aposta na renovação, juntamente com os candidatos, cabeças de lista, às Juntas de Freguesia e à Assembleia Municipal, mantendo acima de tudo uma política de proximidade com os munícipes” da Barquinha.
Citado na mesma nota, Manuel Mourato referiu ser “com grande honra, mas também com muito sentido de responsabilidade” que aceitou este desafio, comprometendo-se a “trabalhar com toda a equipa no sentido de dar continuidade ao caminho trilhado” pelo seu antecessor, o atual presidente Fernando Freire, “para um concelho ainda mais próspero e sustentável”.
À Antena Livre, Manuel Mourato também falou das razões da sua candidatura e das prioridades que tem para o concelho.
O presidente da Federação Distrital de Santarém do partido, Hugo Costa, afirmou, por sua vez, que “o Partido Socialista é sinónimo de desenvolvimento, qualidade de vida e coesão em Vila Nova da Barquinha”, tendo declarado ainda que “a candidatura de Manuel Mourato, pela sua experiência, competência e qualidades pessoais e políticas, é uma garantia de que o trabalho feito é para continuar”, tendo manifestado “confiança total na sua candidatura”.
Manuel Mourato, de 57 anos, é perito forense de carreira e desempenhou as suas funções na Polícia Judiciária ao longo de quase 30 anos, tendo também desempenhado funções como professor universitário durante 15 anos.
Tem um mestrado em Liderança de Organizações e uma licenciatura em Gestão Financeira. É autor do livro “Análise Forense de Documentos Impressos”, editado pela PACTOR em 2021, e de vários artigos científicos.
Manuel Mourato nasceu em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, e aos 17 anos chegou ao concelho de Vila Nova da Barquinha para cumprir serviço militar, durante dez anos, onde fixou residência em 2002 e tem assumido compromissos cívicos como dirigente associativo.
É desde 2017 vereador pelo PS na Câmara da Barquinha, tendo vindo a acompanhar a gestão da autarquia ao longo dos últimos oito anos. Atualmente é o vice-presidente da autarquia e vereador a tempo inteiro, tendo exercido o cargo a meio tempo durante o ano de 2024.
O atual presidente da Câmara de Vila Nova a Barquinha, o socialista Fernando Freire, cumpre o terceiro mandato, não podendo recandidatar-se ao cargo. Em 2021, obteve 54,9% dos votos, elegendo quatro dos cinco elementos do executivo municipal.
Além dos quatro eleitos do PS, o atual executivo municipal integra um vereador do PSD, partido que obteve 16,2% dos votos em 2021.
Em 2021, estavam inscritos 6.236 eleitores no concelho de Vila Nova da Barquinha.
As eleições autárquicas estão previstas para decorrer entre setembro e outubro deste ano.
C/ Lusa