Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Profissionais da ULS Médio Tejo promovem caminhada pela Reabilitação Respiratória

16/04/2024 às 15:02

No próximo domingo, dia 21 de abril, pelas 9h30, o Parque de São Lourenço, em Abrantes, é o ponto de encontro para a celebração da efeméride do Dia Nacional da Reabilitação Respiratória.

Profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), doentes crónicos em tratamento, amigos e familiares de ambos, e todos quantos se quiserem juntar pela promoção da saúde e hábitos de vida saudáveis, vão encher os pulmões de ar e, passo a passo, derrubar as limitações que a doença crónica respiratória impõe a uma respiração eficaz e plena.

Este é um evento de literacia em saúde organizado pela Equipa de Enfermagem de Reabilitação do Serviço de Medicina Intensiva da Unidade Hospitalar de Abrantes da ULS Médio Tejo. Estes profissionais prestam cuidados em reabilitação física, motora, funcional e psicossocial em pessoas com diversas condições, como recuperar de infeções respiratórias graves, doença crónica agudizada, doença cardíaca, cirurgias, acidentes, doenças congénitas, entre outras.

Com esta iniciativa, os profissionais de saúde saem das quatro paredes do hospital para a rua para alertar a população num fim de semana de primavera para a importância do trabalho que a reabilitação respiratória realiza na melhoria da capacidade funcional de pessoas com doenças respiratórias crónicas, como sejam a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Asma Grave, a Fibrose Quística, entre outras. É por exemplo o caso de milhares de doentes que estiveram admitidos a internamento, com doença aguda provocada pela infeção do vírus da Covid-19, ou com quadros de pneumonia provocada pela Gripe A.

Estas e outras doenças respiratórias crónicas colocam em evidência como é importante um programa de reabilitação respiratória. As sequelas destas doenças e são várias: tosse, falta de ar, fadiga extrema e limitação da capacidade de mobilidade, impactando, assim, de forma negativa e a qualidade de vida dos doentes.

A reabilitação respiratória é, assim, um programa personalizado e multidisciplinar que ajuda a melhorar a função pulmonar, prevenir complicações, fortalecendo o corpo e a mente, melhorando de um modo geral a qualidade de vida das pessoas doentes, permitindo uma maior estabilidade da doença, com menos agudizações do estado de saúde, podendo ainda contribuir para a redução da mortalidade.

A reabilitação respiratória altera também os hábitos de vida e os fatores de risco para a evolução da doença pulmonar, num processo de continuidade. Os doentes são aconselhados a manter um estilo de vida saudável, realizando exercício regular, como uma caminhada idêntica àquela que será realizada no Dia Nacional da Reabilitação Pulmonar, no próximo dia 21 de abril, no Parque de São Lourenço, em Abrantes.

As inscrições para a caminhada do Dia Nacional da Reabilitação Respiratória da ULS Médio Tejo são gratuitas, mas obrigatórias. Pode inscrever-se até ao próximo dia 18 de abril, utilizando o código QR presente no cartaz em baixo ou através do link: https://forms.office.com/e/AnTzgmXHeP

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB