O PSD apresentou ontem mais 53 nomes homologados pela Comissão Política Nacional do partido como candidatos a presidentes de câmara nas próximas autárquicas, entre os quais o da advogada Suzana Garcia à Câmara da Amadora.
Esta é a quarta lista de candidatos homologada pelo partido nos últimos meses, num total de 294 nomes já escolhidos para outras tantas câmaras do país. Falta a apresentação de candidatos a 14 concelhos do país, sendo que Abrantes é um dos concelhos onde, nesta altura, ainda não há candidato conhecido.
Suzana Garcia, que não é filiada no PSD, foi considerada pelo coordenador autárquico do PSD, José Silvano, como a “candidata mais indicada para ganhar” a Câmara da Amadora, no distrito de Lisboa, considerando que as suas polémicas posições públicas não põem em causa os valores sociais-democratas.
Nesta lista, aprovada por unanimidade pela Comissão Política Nacional, estão também os nomes dos deputados Duarte Pacheco e Eduardo Teixeira a Torres Vedras e Viana do Castelo, respetivamente.
Sobre Oeiras, onde o atual presidente, o ex-social-democrata Isaltino Morais, se recandidata por um movimento de cidadãos, José Silvano assinalou que a Comissão Política ainda não tomou uma decisão, mas recebeu das estruturas concelhia e distrital a proposta de o PSD não se apresentar a votos no concelho e "dar liberdade aos militantes de integrar outras listas".
Santarém:
- Benavente: Sónia Silva Ferreira
- Cartaxo: João Heitor
- Constância: Manuel Lapa
- Entroncamento: Rui Madeira Claudino
- Tomar: Maria de Lurdes Ferromau
- Vila Nova da Barquinha: Paula Gomes da Silva
Castelo Branco:
- Castelo Branco: João Belém
- Idanha-a-Nova: António Moreira
- Proença-a-Nova: Carlos Gonçalves
- Sertã: Paulo Farinha Luís
- Vila Velha de Ródão: Carlos Faria
Portalegre:
- Arronches: João Carlos Crespo
- Avis: Giselle Lopes
- Elvas: Paula Calado
- Sousel: Armando Varela
(C/Lusa)