A vila ribeirinha da Barquinha espera receber 30 mil pessoas para a XXXVII Feira do Tejo, que vai decorrer entre 12 e 15 de junho e contará com concertos, feira de artesanato e gastronomia, anunciou o município.
A comemorar este ano o 188.º aniversário, o concelho de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, vai investir 150 mil euros num programa de animação que terá como cabeças de cartaz Bárbara Bandeira, Orquestra Ligeira do Exército, Carlão e Richie Campbell, além de artistas locais, folclore e animação de rua, entre outras atividades.
“É um evento muito importante e é a época do ano em que todos se encontram, não só os que vivem na Barquinha, mas também vindos de fora, e este ano apostámos num cartaz muito convidativo para que todos possam visitar-nos”, disse hoje à agência Lusa a vereadora da Cultura, Paula Pontes.
Paula Pontes destacou a “grande envolvência por parte do tecido associativo e também da comunidade” na dinamização da Feira do Tejo, o maior evento anual do concelho, salientando que o investimento no certame traduz-se em proveitos para a economia local e para as associações.
“Na Feira do Tejo não é cobrada a entrada, sendo a mesma aberta a todas as pessoas da comunidade. As associações locais dinamizam as tasquinhas e nós prescindimos de qualquer lucro para que realmente possam beneficiar de todos os ganhos para depois poderem sustentar-se ao longo do ano”, desenvolvendo as suas atividades regulares, acrescentou.
O programa das festas inclui atuações de Bárbara Bandeira (12 de junho), Orquestra Ligeira do Exército (dia 13), Carlão (dia 14) e Richie Campbell (dia 15), a par de dezenas de expositores, artesanato, tasquinhas, desporto, folclore, animação de rua, teatro, dança, marchas populares e exposições, entre outras iniciativas.
Em 13 de junho, feriado municipal, o dia encerrará com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército com fogo sincronizado.
A Feira do Tejo realiza-se no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, no centro histórico de Vila Nova da Barquinha, em sete hectares de zona verde a escassos metros do rio Tejo.
Lusa