Em Outubro de 2014, Alves Jana convidou Eurico Heitor Consciência para uma conversa no DISTO & DAQUILO.
Na semana em que o conhecido advogado nos deixou, retransmitimos essa conversa.
Faleceu na quarta-feira, 20 de Abril Eurico Heitor Consciência, aos 79 anos de idade. O advogado estava por Abrantes há cerca de 52 anos.
Segundo fonte próxima de Eurico Consciência, terá sido um ataque cardíaco que pôs termo à vida do advogado. As cerimónias fúnebres aconteceram na quinta-feira, na Igreja da Ressurreição de Alvide - Cascais.
Eurico Consciência nasceu em Meda (Guarda) em 1936. Estudou no Porto e depois formou-se em Direito em Coimbra (1959). Regressou à sua terra onde casou e foi notário e advogado, sub-delegado procurador da República e depois presidente de Câmara até se fixar em Abrantes em 1964, como notário. Em 1970 passa a exercer advocacia aqui e depois também em Lisboa) e mantém múltiplas intervenções na sociedade local e regional.
Fundador do PS de Abrantes e depois candidato a presidente da Câmara pelos GDUP.
Membro da direção da ARA, do Sporting Clube de Abrantes, do Cine Clube de Abrantes.
Colaborador dos jornais Correio de Abrantes, de que foi diretor antes do 25 de Abril, do Jornal de Abrantes, do Primeira Linha, d’ O Ribatejo e do Expresso.
Professor de Direito Comercial e Economia Política na E.I.C.A. e de Introdução ao Direito na Universidade Internacional (Abrantes).
Publicou vários livros de Direito, sobretudo na área do Direito dos Seguros e um livro de recolha de crónicas.