Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022.
Na região, Abrantes, Ourém, Mação, Vila de Rei e Oleiros têm praias que repetem a bandeira azul e há uma novidade no sul do distrito de Santarém com a Praia do Sorraia, em Coruche.
A Região Centro conta com 62 praias costeiras com bandeira azul enquanto que nas águas interiores são 14 a receber o galardão.
Praias com Bandeira azul em 2023
Abrantes
Aldeia do Mato
Fontes
Mação
Carvoeiro
Ourém
Agroal
Vila de Rei
Bostelim
Fernandaires
Oleiros
Açude do Pinto
A nível internacional, Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito a embarcações ecoturísticas galardoadas, com 21, tendo sido igualmente galardoadas 17 marinas.
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, em 01 de junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, em 15 de junho. A bandeira será ainda hasteada na Marina de Troia, no concelho de Grândola, em 05 de junho.
As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelo Norte (87, mais cinco do que no ano passado), Centro (47, menos três), Tejo (76, menos uma), Alentejo (39, menos uma), Algarve (85, menos uma), Açores (44, mais duas) e Madeira (16, igual ao ano passado).
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.