A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a dinamizar a segunda edição do concurso de ideias de negócio MoovIdeias.
Segundo nota à imprensa, esta iniciativa tem por objetivo "fomentar o empreendedorismo no Médio Tejo, ajudando a amadurecer as intenções de investimento para validar a sua viabilidade". Tem previsão de arranque para aceleração em setembro.
Através do MoovIdeias, as ideias selecionadas passam por um processo de desenvolvimento, em que os seus promotores poderão elaborar e validar os modelos de negócio, testar os seus produtos e serviços junto de potenciais clientes, minimizando o risco e permitindo a criação de empresas sustentáveis e competitivas que contribuam para estimulem a economia regional.
O programa de aceleração é constituído por 5 sessões, proporcionando um acompanhamento ativo dos candidatos, com os temas: atitude empreendedora, modelo de negócio e validação (MPV), relação com o cliente e a preparação para o investimento, plano de negócios e apresentação (pitch) final.
Para submeter a sua ideia vá a www.tagus-ri.pt, preenche a ficha de candidatura com os seus dados ou da sua equipa, envia pelo email tagus@tagus-ri.pt o curriculum vitae assim como a restante documentação que pretenda enviar.
No final do programa, os projetos, evoluídos a partir das ideias, serão apresentados a um júri, que escolherá o vencedor. O primeiro classificado terá direito a 40 horas de mentoria, por consultores de empresas. Há igualmente prémios para os empreendedores que ficarem em segundo e o terceiro lugar.
O MoovIdeias utiliza uma combinação de metodologias e programas de empreendedorismo, que estimulam a criatividade, desenvolvendo as competências pessoais dos empreendedores consideradas como fundamentais em modelos de aceleração de referência mundial. Este programa insere-se no projeto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, consiste num conjunto de ações focadas no desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor do Médio Tejo. É desenvolvido através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A primeira edição foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), que está de momento a realizar as sessões temáticas. A Pinhal Maior e a ADIRN vão dinamizar também outras edições do MoovIdeias nos seus territórios.