Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: António Bessone Basto e Luísa Burguette Cunha no “Preparar o atleta do futuro”

26/09/2023 às 12:16

O auditório do Edifício Pirâmide, em Abrantes, vai receber na sexta-feira, dia 29 de setembro, mais uma sessão do workshop “Preparar o atleta do futuro” que irá contar com as presenças de António Bessone Basto, ex-atleta olímpico, e Luísa Burguette Cunha, atleta abrantina de Alto Rendimento.

Integrado na Semana Europeia do Desporto, o workshop “Preparar o atleta do futuro” está de regresso e nesta 22ª sessão vão ser debatidos temas como “Vontade de vencer” e o percurso de uma atleta de Alto Rendimento.

António Bessone Basto é um dos mais ecléticos e premiados atletas portugueses de sempre, tendo representado Portugal em várias modalidades desportivas, com destaque para a natação, andebol e caça submarina. Aos 8 anos fez a sua primeira travessia do Tejo, organizada pela Associação de Natação de Lisboa, com o tempo de 58 minutos entre a Trafaria e Algés.

Foi Campeão Ibérico durante três anos e participou em oito competições internacionais em representação da Seleção Nacional.

Noutra vertente desportiva, foi guarda-redes da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal e na década de 70, António Bessone Basto dedicou-se à Caça Submarina, tendo sido várias vezes campeão nacional e conquistado lugares de honra nos pódios europeus e mundiais em representação de Portugal. Atualmente, continua ligado ao desporto como atleta de natação no escalão Master e é o Presidente da Direção do Sport Algés e Dafundo.

Esta 22ª edição do workshop “Preparar o atleta do futuro” conta também com a presença de Luísa Burguette Cunha, atleta abrantina da Casa do Benfica em Abrantes, que recentemente alcançou a 3ª posição no Mundial em Bath (Inglaterra) na estafeta mista na modalidade Laser Run (em Sub-19), e que vai abordar o seu percurso como atleta de Alto Rendimento.

Luísa Burguette Cunha começou a praticar desporto muito cedo e com 6 anos já participava em provas de atletismo promovidas pela Casa do Benfica em Abrantes, tendo sido federada nessa altura. Aos 9 anos, Luísa Cunha faz a sua primeira prova da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno – Biatle -, no escalão aprendiz e desde então nunca mais parou. Hoje em dia, pratica todas as modalidades do Pentatlo e é frequentemente convocada para representar a Seleção Nacional em provas internacionais. No ano passado, alcançou o 3º lugar no Campeonato Mundial de Laser Run que se realizou em Lisboa.

Organizado pelo Município de Abrantes desde 2011, o workshop “Preparar o atleta do futuro” é um momento de grande importância para os agentes desportivos e tem contado ao longo dos anos com a presença de preletores das mais diversas modalidades, coordenadores técnicos, dirigentes federativos, treinadores, selecionadores, atletas, ex-atletas, campeões olímpicos e campeões nacionais.

Dirigido a treinadores e dirigentes, a todos os interessados no fenómeno desportivo e população em geral, este workshop realiza-se dia 29 de setembro, às 21h30, no auditório do Edifício Pirâmide, em Abrantes. A entrada é gratuita, mas tem inscrição obrigatória até ao dia 28 de setembro na receção do Estádio Municipal de Abrantes ou através do e-mail desporto@cm-abrantes.pt .

O workshop “Preparar o atleta do futuro”, que tem como objetivos a qualificação contínua dos diferentes agentes desportivos, é certificado com a Bandeira de Ética do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) desde 2021, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O Município de Abrantes informa que para este workshop foi pedida a creditação ao IPDJ para Títulos Profissionais de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Diretor/a Técnico/a (TPTD).

Nas 21 edições anteriores, o workshop abordou várias temáticas relevantes como: desenvolvimento desportivo; desafios para a alta competição; ser treinador – conceitos; condutas e orientações; jogar à bola ou jogar futebol; treino do jovem atleta; coordenação técnica de um clube; relacionamento com os pais; especialização desportiva; violência no desporto; especialização desportiva, bullying no desporto, entre outros.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB