Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Apoiantes do Cónego José da Graça convocam vigília para domingo à tarde

17/10/2019 às 00:00

O grupo de apoio ao Cónego José da Graça, conhecido como MOSAR- CJG (Movimento Social de Apoio e Reconhecimento ao Cónego José da Graça) está a convocar os apoiantes do padre a fazer uma vigília, este domingo (20 de outubro), pelas 17:30 no largo da Igreja de S. Vicente. É nesta mesma igreja, que às 18:00, o Vigário-geral da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Monsenhor Paulo Henriques deverá apresentar à comunidade religiosa o novo administrador paroquial de S. João e S. Vicente, o Padre António Martins Castanheira.

O MOSAR-CJG revela num longo comunicado os fatos que levam a fazer este apelo, nomeadamente porque o Bispo, D. Antonino Dias, nomeou um administrador paroquial sem esperar o desfecho do recurso do Cónego José da Graça, que estará a ser avaliado pela Congregação do Clero, em Roma.

O movimento refuta a ideia que o Bispo deixou no seu decreto, de que a comunidade cristã de Abrantes está numa situação de indefinição e também não aceita o teor do seu último decreto, que afasta o Cónego José da Graça das funções, mantendo este do título que não lhe pode ser retirado enquanto decorrer o recurso para o Tribunal Canónico.

O MOSAR-CJG revela estar convicto que a obra social do Cónego José da Graça não vai ser interrompida e que o Bispo "parece revelar uma preocupação em fazer prevalecer uma decisão em causa própria, acima da lei canónica".

Revela ainda o movimento que o Bispo, numa reunião que tiveram na Diocese, lhes terá revelado que "obras como as que o Reverendo Cónego tem feito não deveriam ser feitas pela igreja" e que terá argumentado ainda que o Cónego José da Graça avança com os projetos sociais sem conhecimento do superior hierárquico.

O MOSAR- CJG entende que esta decisão do Bispo, ao nomear um administrador paroquial, não será válida de acordo com os pareceres que alegam ter na sua posse. Como o Bispo mantém a apresentação do Padre António Martins Castanheira, o movimento avança, deste modo, com um a ação pública de apoio ao Cónego José da Graça.

Veja aqui o comunicado do MOSAR-CJG.

As explicações do Bispo para a nomeação de um Administrador Paroquial

D. Antonino Dias, em nota divulgada pela página oficial da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, a 15 de outubro, dá conta que o Cónego José da Graça apresentou um recurso ao Bispo a 6 de Agosto para que revogasse a decisão de transferência anunciada.

Como o bispo não atendeu este pedido emitiu um Decreto a 28 de Agosto que confirmava a transferência do Cónego José da Graça para Vigário de Portalegre.

A decisão do Bispo não foi aceite e José da Graça avançou então com um recurso hierárquico para a Congregação do Clero, em Roma.

Afirma o Bispo D. Antonino Dias, em comunicado, que como se sabe que a resposta a estes recursos normalmente é bastante demorada e porque “as comunidades cristãs não devem permanecer nesta situação de indefinição, entendi, também depois de ouvir e ponderar e de harmonia com o Código de Direito Canónico, cân. 1747 § 3, dever prover as Paróquias de São Vicente e de São João, do Concelho e Arciprestado de Abrantes, com a nomeação de um Administrador Paroquial sede plena”.

Veja aqui o decreto do Bispo D. Antonino Dias que nomeia o Padre António Martins Castanheira como administrador paroquial.

Consulte aqui todo o historial de um processo que teima em não ter fim:

15-10-2019 - Abrantes: Cónego José da Graça afastado das paróquias de São João e São Vicente

01-10-2019 - Cónego José da Graça avança para o Tribunal Canónico e recurso está no Vaticano 

12-08-2019 - Dossier| Cónego José da Graça: A obra, o julgamento, a transferência, o conflito... 

11-08-2019 - MOSAR-CJG não aceita decreto do Bispo que transfere o Cónego José da Graça

09-08-2019 - Bispo Antonino Dias: Cónego José da Graça "não me deixou qualquer outra alternativa"

06-08-2019 - Abrantes: Presidente da Câmara revela “a irreversibilidade” da dispensa do cónego José da Graça

31-07-2019 - Bispo explica saída do Cónego José da Graça

30-07-2019 - Cónego José da Graça dispensado das Paróquias de S. Vicente e S. João

 

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X