A Ascendi, empresa que tem a concessão da A13, cobrou indevidamente portagens aos automobilistas entre o dia 1 e 6 de janeiro. A informação é avançada pelo Município de Ferreira do Zêzere que fez o alerta esta terça-feira.
De acordo com a informação, quando uma viatura passa apenas num pórtico da A13 está isenta, ou seja, não lhe é cobrada essa passagem. Só que devido a um erro informático quem passou nestes dias (1 a 6 de janeiro) apenas num pórtico e pensou estar isento acabou por ver ser cobrado esse valor.
Perante a dúvida instalada em relação à continuidade de isenção de pagamento para utilização da A13, quando essa utilização implica um só pórtico, o Município de Ferreira do Zêzere indica que contactou a ASCENDI.
E desse passo avança que “estamos em condições de esclarecer todos os interessados que, de acordo com indicação daquela entidade, houve um problema no sistema, entre os dias 01 e 06 de janeiro de 2023, que levou à cobrança de passagem num único pórtico. Esse problema já foi ultrapassado.”
Os condutores que tiverem passado num único pórtico nesse período foram cobrados e devem contactar a Ascendi para ver restituído o valor cobrado erradamente.
Entretanto recebemos uma nota da Ascendi que confirma o sucedido e revela que já deu início à devolução dos valores cobrados indevidamente.
“A Ascendi confirma que, entre os dias 1 e 6 de janeiro, decorrente de uma anomalia de sistema já corrigida, não foram consideradas as isenções ao tráfego local devidas aos utentes da autoestrada A13 que percorreram aquela via em percurso de apenas um pórtico de portagens.
Decorre já o processo de devolução dos montantes indevidamente cobrados às viaturas equipadas com dispositivo eletrónico de matrícula (Via Verde) e os utentes que tenham efetuado o pagamento das taxas de portagem junto de Payshops ou CTT deverão contactar-nos através dos canais a seguir indicados para que possamos proceder ao devido reembolso.
229 980 200 (dias úteis das 9h às 19h) www.ascendi.pt (https://portal.ascendi.pt/apoio-a-clientes)
A Ascendi apresenta desculpas pelo sucedido e reitera que a anomalia foi corrigida, não tendo afetado viagens noutras datas além das acima referidas."
(ATUALIZADA 18-01-2023)