O azeite ‘Cabeço das Nogueiras Premium’, produzido em Abrantes pela Sociedade Agrícola Ouro Vegetal arrecadou a melhor pontuação entre os Portugueses e ficou no topo do concurso Evooleum, realizado em Espanha. Logo a seguir ficou o ‘Gallo – Colheita ao Luar’.
De acordo com a organização, o Evooluem premia todos os anos os melhores azeites virgens extra do mundo. Se entre os 100 melhores azeites do concurso os espanhóis conseguem 81 colocações, Portugal consegue colocar na lista quatro azeites, dois deles produzidos em Abrantes.
Ainda segundo a organização, a seguir ao espanhóis são os italianos que conseguem ver mais marcas na lista dos 100. Segue-se Portugal, quatro, dois são oriundos da Croácia e um da Eslovénia.
O azeite ‘Oliveira da Serra – Lagar do Marmelo’ produzido em Ferreira do Alentejo reuniu um total de 86 pontos. Seguiram-se, com 88 pontos, os azeites ‘Oliveira da Serra – Seleção Verde’, e azeite ‘Gallo – Colheita ao Luar’.
O azeite melhor premiado foi o ‘Cabeço das Nogueiras Premium’, com 89 pontos, produzido em Abrantes pela Sociedade Agrícola Ouro Vegetal.
Estes azeites estão à venda por preços abaixo dos seis euros, com exceção do azeite de Abrantes que se encontra à venda por dez euros.
A organização é da Asociación Española de Municipios del Olivo, de Córdoba, e da Edimarket Editores, S.L.
Segundo a organização, dos azeites que tiveram as dez melhores pontuações, oito são espanhóis e apenas dois (5º e 6º classificados) são italianos.