O quarto concurso de ideias de negócio do programa AgriEmpreende distinguiu uma tecnologia de tratamento de soro de leite que permite a criação de duas bebidas nutritivas, um adubador ecológico e um pão de medronhos.
Os três primeiros classificados do concurso promovido pelo Agrocluster (Cluster Agroindustrial do Ribatejo, sediado em Santarém), em parceria com o Inovcluster, vão receber prémios no valor de 5.000, 3.000 e 1.000 euros, respetivamente, pré-incubação física para desenvolvimento do projeto durante três meses e mais seis meses pós início de atividade, em sistema de ‘co-working’, na Startup Santarém ou no Centro de Empresas Inovadoras, afirma uma nota do Agrocluster.
O concurso procurava ideias em temáticas como tecnologias e produtos emergentes, embalagens inteligentes, agricultura e alimentação, propondo o projeto vencedor a transformação de soro de leite (subproduto da manufatura do queijo) em duas bebidas com vários sabores e aromas.
O segundo prémio distinguiu um adubador ecológico de alta precisão, que se propõe minimizar o impacto ambiental e a contaminação dos solos, e o terceiro um pão de medronho, com características nutricionais distintas, acrescenta.