Antena Livre
Deseja receber notificações?

Religião: Bispo de Santarém diz que guerras e exploração humana são "retrocesso civilizacional"

13/12/2023 às 18:07
Créditos Fotos: CEP

O bispo de Santarém alertou hoje que as guerras, os abusos de crianças e a exploração humana são sinais de “retrocesso civilizacional” e apelou aos políticos que se inspirem no Natal para resolver esses problemas.

“Tendo em conta a evolução da espécie humana, somos confrontados com manifestações de retrocesso civilizacional: guerras entre povos e nações, violência entre familiares, abusos de crianças, exploração humana, tráfico de pessoas”, lamenta José Traquina na sua mensagem de Natal, divulgada na página eletrónica da diocese.

O também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana diz que “o mundo avança com afirmações de poder, de ódio e de guerras” que “fazem refletir sobre o sentido da civilização humana e o valor de cada pessoa”.

Na mensagem, dirigida aos fiéis da diocese e intitulada “Promover o perdão, a alegria e a paz”, José Traquina sublinha que “a afirmação do poder e das armas da guerra esconde uma verdade: sem amor e sem bondade o mundo não tem futuro e se tiver, será muito pouco interessante”.

Neste contexto, convida os cristãos a celebrarem o Natal, na esperança de que “os homens e mulheres com especiais responsabilidades se deixem inspirar e usem a sua capacidade de diálogo para resolverem os problemas que os preocupam”.

E deixa um convite a “todos os cristãos da diocese” a que promovam “o perdão, a reconciliação e a paz”.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X