Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo: Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

17/04/2024 às 15:36

Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal.

É devido a esse facto que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios avançaram, nos últimos meses, com a sinalização de um novo Caminho para Fátima, que é “uma autêntica travessia de introspeção e de descoberta dos recantos idílicos da nossa região”.

O Caminho do Médio Tejo permite a chegada a Fátima a partir de três concelhos diferentes: Sertã, Tomar e Abrantes.

Ao longo destas três jornadas, os peregrinos “são brindados com paisagens deslumbrantes, heranças culturais, onde está garantida a passagem pelos locais mais emblemáticas da região e a hospitalidade dos habitantes locais”.

Com partida do concelho da Sertã até Fátima, conte com um itinerário de 98 km, com uma duração estimada de 22 horas, que pode ser faseada em cinco jornadas e que se estende pelos concelhos de Ferreira do Zêzere e Ourém.

Por sua vez, do concelho de Tomar até Fátima, deve considerar uma jornada de 31 km, com uma duração de 7 horas, que depois de Tomar, passa em Torres Novas e Ourém, podendo-se realizar de uma única vez.

Por último, do concelho de Abrantes até Fátima, a extensão é de 91 km, com um percurso de cerca de 20 horas, e o itinerário percorre os concelhos de Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Torres Novas e Ourém, podendo ser percorrido por quatro jornadas.

De referir que algumas destas variantes podem ser realizadas também de bicicleta, “numa experiência também bastante enriquecedora”.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, seja de bicicleta ou a pé, o Caminho do Médio Tejo “foi cuidadosamente concebido para oferecer uma experiência enriquecedora, diversificada e segura ao atravessar a nossa região”.

Estas novas jornadas no Médio Tejo vêm complementar uma vasta rede de itinerários que se estende desde diferentes locais de Portugal e que culminam no Santuário de Fátima, proporcionando momentos de conexão com a natureza e possibilitando vivências religiosas e culturais autênticas.

Para conhecer esta nova oferta no Médio Tejo pode aceder ao flyer promocional disponível na página https://turismo.mediotejo.pt/rotas-e-itinerarios/caminhos-de-fatima/, entre outras informações relevantes.

Brevemente, a CIM Médio Tejo conta disponibilizar ao público o Guia dos Caminhos de Fátima no Médio Tejo. Um Guia que detalha ao pormenor os três novos itinerários, bem como toda a oferta cultural, patrimonial e de natureza dos concelhos que estão incluídos no novo Caminho.

Recorde-se que anualmente, milhões de pessoas de todo o mundo partem rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, impulsionados pela fé e espiritualidade.

Este projeto foi financiado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - Outubro 2024
Jornal de Abrantes - Outubro 2024
PUB