Antena Livre
Deseja receber notificações?

Carrinha do Cidadão para apoiar o norte do concelho de Abrantes

31/07/2019 às 00:00

Carrinha do Cidadão. É uma viatura para prestar apoio à população das freguesias do norte do concelho de Abrantes e foi, esta terça-feira, dia 30 de julho, entregue a Rui André, o proponente do projeto votado e eleito no Orçamento Participativo Municipal de 2017.

Rui André, que por acaso é presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, teve a ideia e concorreu ao Orçamento Participativo Municipal porque sentiu esta necessidade. As pessoas das aldeias do norte do concelho, mais afastadas da cidade e das instituições têm mais limitações. Uma forma de combater estas limitações é levar ajuda aos próprios locais.

Ao que explicou, a Carrinha do Cidadão, vai ter alocado um funcionário e duas componentes. Uma administrativa, em que poderá ajudar as pessoas a tratar de assuntos pessoais, preencher um impresso, ajudar a fazer um currículo ou, eventualmente, no futuro, poder ajudar a tratar do Cartão do Cidadão. “Depende dos protocolos e parcerias que podemos fazer a partir daqui”, explicou Rui André revelando que, acima de tudo, a carrinha vai poder “ouvir as pessoas”. E desta “audição” pode ajudar a encaminhar ou, apenas, dar uma palavra de conforto, o que é a necessidade muitas vezes.

A carrinha está preparada com uma segunda componente, da área da saúde. Tem uma marquesa e condições para que com a ajuda das entidades de saúde ou dos Bombeiros Voluntários de Abrantes possa, por exemplo, fazer rastreios ou medir a tensão. Coisas simples mas que vão ajudar as populações.

Quanto ao funcionamento, propriamente dito, Rui André referiu que as cinco juntas de freguesia vão agora fazer um “mapa de serviço” para que a carrinha vá a todas. E vai permitir criar as parcerias. “Isto é uma ideia aproximação aos cidadãos, pelo que é um projeto que não é estático, será ajustável às necessidades”, sustentou Rui André, que acrescentou esperar que o Orçamento Participativo volte à cena por ser uma ferramenta para ajudar a população.

A Carrinha do Cidadão vai desenvolver a sua atividade nas cinco freguesias do norte de Abrantes, Rio de Moinhos, Martinchel, Aldeia do Mato/Souto, Fontes e Carvalhal. Foi apresentada publicamente no Carvalhal, no Largo do Eucalipto.

A ideia vencedora tem o investimento de 60 mil euros na viatura e a contratação de uma pessoa para fazer o serviço pelo período de um ano.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, elogiou a ideia e o projeto porque aponta a uma das suas maiores preocupações, as pessoas. Defendeu que, este projeto, a correr vai ser replicado no sul do concelho. E garantiu que pode não ser preciso esperar pelo ano de vida do projeto: “Se em seis meses percebermos que é um sucesso, podemos avançar para a sua execução. Vamos ver”.

Como o projeto nasceu com uma candidatura ao Orçamento Participativo Municipal o autarca elogiou as ideias que surgem e explicou que este ano não há uma vez que primeiro quer “fechar os processos em aberto de 2016, 2017 e 2018”. E justificou, é que há alguns projetos que ganharam e estão ainda por executar porque vão mexer com planos de ordenamento, com Plano Diretor Municipal ou até com legislação, pelo que ainda andam no planeamento.

Neste sentido, Manuel Jorge Valamatos, vincou que este é um instrumento muito bom, permite ao cidadão poder contribuir com ideias e projetos, mas precisa de ajustes e regras mais concretas. Apenas uma forma de evitar que uma boa ideia possa ser aprovada mas vá colidir com o planeamento já em vigor.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB