Torres Novas vai recuar ao século XVII, de quarta-feira a domingo, na décima edição da feira de época, que tem por tema “Tempos Sombrios - D. Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino”, afirma uma nota do município.
Com mais de 80.000 entradas na edição de 2018, a recriação histórica deste ano “tem lugar na década de 70 do século XVII”, quando reina em Portugal D. Pedro II e a Inquisição e os Tribunais do Santo Ofício exercem “um controlo social feroz”, levando a cabo “perseguições, encarceramentos, torturas e autos de fé”.
“É este o cenário que a edição de 2019 desta feira de época pretende desenhar através de momentos de recriação histórica, atividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única”, afirma uma nota da Câmara de Torres Novas (distrito de Santarém).
Pedro de Lencastre, inquisidor-geral do reino entre outubro de 1671 e abril de 1673, fazia parte de uma família “fortemente ligada a Torres Novas desde que D. João de Lencastre (1501 - 1571), neto de D. João II, foi nomeado primeiro Marquês de Torres Novas, titulo concedido pelo rei D. Manuel I”, acrescenta.
Lusa