A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Clean Hydrogen Partnership assinaram esta quinta-feira, 21 de novembro, um memorando de cooperação, numa cerimónia integrana na 'European Hydrogen Week 2024'. O memorando foi assinado pelo presidente da CIMT, Manuel Jorge Valamatos.
Este é um processo que iniciado pela MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo, enquanto membro do pilar regional da Clean Hydrogen Partnership.
Este memorando é o reconhecimento do Médio Tejo como região pioneira do hidrogénio em Portugal, desde 2017 e visa estabelecer um canal de cooperação, para promover e facilitar sinergias entre a região e a Clean Hydrogen Partnership, nos domínios da investigação, inovação e aproveitamento dos resultados em tecnologias limpas de hidrogénio.
O acordo agora firmado facilita ainda a criação de mecanismos para promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimento e experiências, o apoio e colaboração em projetos de investigação e inovação no setor do hidrogénio, facilitando o acesso a avanços tecnológicos e incentivando sinergias de financiamento.
Este foi mais um marco importante para a região do Médio Tejo, em prol de um futuro sustentável e na aposta do setor do hidrogénio.