O governo decretou o estado de emergência energética e já definiu a lista das 374 bombas de combustível que integram a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA).
Nos 374 postos, 54 vão estar reservados a veículos prioritários como ambulâncias, bombeiros ou carros de transporte de valores. Os restantes estarão à disposição dos cidadãos mas o abastecimento estará limitado a 15 litros por viatura.
Na distribuição geográfica, a rede tem em conta o período de férias no Algarve e as regiões onde acontecem as colheitas agrícolas, como sejam a lezíria ribatejana.
Na nossa região, Abrantes tem três pontos de abastecimento, o Pingo Doce e o Intermarché (não prioritários) e a Galp na Av. António Farinha Pereira (prioritários).
Em Tomar o abastecimento pode ser feito na Repsol, em Torres Novas no Intermarché e na Galp, na Chamusca no Intermarché, em Ferreira do Zêzere na Galp, em Ourém na Galp (prioritários) e no Intermarché, e em Fátima a Cepsa e a Galp (prioritários). Em Nisa tem a Galp, na A23 as áreas de serviço do Fratel, na Sertã a Repsol e Galp (prioritários). Depois, Santarém tem 4 postos na rede, Rio Maior, Cartaxo, Samora Correia e Coruche um posto em cada.
Na região há ainda a registar os abastecimentos dos centros de meios aéreos de Sardoal, Ferreira Zêzere, Pernes, Tramaga e Proença-a-Nova.
Os concelhos de Barquinha, Constância, Golegã, Entroncamento, Mação, Sardoal, Gavião, Vila de Rei e Ponte de Sor não têm nenhuma bomba na REPA.
Se vai para outras zonas do país consulte aqui a lista da REPA para os veículos não prioritários.
Estes são os os postos REPA de Abrantes
Não prioritário
Não prioritário
Prioritário