“Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico 2023” foi o nome da edição de 2023-2024 do Concurso de Fotografia “Marcas na História”.
Os cinco vencedores foram conhecidos e premiados no passado dia 22 de outubro, em cerimónia que decorreu na Casa dos Cubos – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.
Em parceria com o EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, a CIM Médio Tejo tem-se envolvido na organização deste concurso. Neste sentido, o secretário intermunicipal desta CIM, Jorge Simões, marcou presença na ocasião e referiu que “esta é uma ação de grande importância (…) a fotografia está por todo o lado no nosso quotidiano, mas são estes momentos que nos incentivam a olhar para a fotografia com outra atenção, o que nem sempre é fácil nos tempos que correm”.
“Dar os parabéns aos premiados e dizer-vos que para nós é um prazer estar associado a esta iniciativa”, salientou.
O concurso está dividido em 2 fases, a 1ª fase das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais (por concelho de cada região) e a 2ª fase, a Intermunicipal, em que são escolhidos os vencedores, um por cada escalão do total dos vencedores de cada região. No final são apurados 15 vencedores, 5 por cada região.
Na região Médio Tejo participaram na edição 2023/2024, 10 Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas Não Agrupadas e 04 Bibliotecas Municipais e os vencedores foram:
1º escalão: José Frazão - Escola Básica António Gedeão, Entroncamento
2º escalão: Inês T. - Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal
3º escalão: Teresa Moura Neves - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
4º escalão: Madalena Dias - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
5º escalão: Fábio Leitão - Biblioteca Municipal do Entroncamento
(Veja AQUI as fotografias vencedoras)
Os vencedores receberam entradas familiares para Museu Nacional Ferroviário, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Carsoscópio do Centro de Ciência Viva do Alviela, Centro de Ciência Viva de Constância e Centro Integrado de Educação em Ciências da Barquinha, disponibilizados à CIM Médio Tejo pelas respetivas entidades.
Receberam também publicações relacionadas com a União Europeia, oferta do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
Marcaram presença no momento de entrega dos prémios, para além dos vencedores e seus familiares, Sandra Geada do EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, as coordenadoras interconcelhias das Bibliotecas Escolares do Médio Tejo, Lina Duarte e Maria José Cristóvão e as professoras bibliotecárias das escolas a que pertencem os alunos premiados.
Nova edição lançada sob o tema “Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra”
No ano letivo 2024/2025 o tema do Concurso de Fotografia Marcas na História será Vamos Fotografar Gentes da Minha Terra.