Antena Livre
Deseja receber notificações?

Gala dos Vinhos do Tejo distinguiu vinhos e restaurantes do Ribatejo

21/05/2019 às 00:00

O Casal da Coelheira, de Tramagal, Vale do Armo e Quinta do Coro, de Sardoal, e o restaurante Casa Chef Victor, de Abrantes, foram quatro das mutas empresas distinguidas no último sábado, dia 18 de maio, na Gala Tejo, uma iniciativa que reuniu no Hotel Templários produtores de vinho do Ribatejo e restaurantes de vários pontos do país.

A organização do X Concurso de Vinhos do Tejo é da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) que organizou, em paralelo, o Tejo Gourmet, um outro concurso de iguarias e vinhos do Tejo.

Entre os muitos vencedores da noite encontra-se o Casal da Coelheira, de Tramagal, que arrecadou cinco distinções, a Quinta do Coro e o Vale do Armo, ambas de Sardoal, arrecadaram uma cada e na área dos restaurantes a Casa Chef Victor Felisberto, de Abrantes, duas e o restaurante O Almourol, uma.

 

Casal da Coellheira e os vinhos premiados da X Gala do Tejo

No concurso dos vinhos do Tejo o Casal da Coelheira conquistou a medalha de Ouro com o “Casal da Coelheira Reserva”, branco, de 2018 e com o “Casal da Coelheira Mythos”, tinto, de 2015.

Na categoria prata uma das medalhas foi para o “Casal da Coelheira Private Collection”, tinto, de 2016 e “Casal da Coelheira”, branco de 2018. O “Vale do Armo Edição 10 anos”, tinto, de 2018 e o tinto “Quinta do Coro Maestro”, de 2016 também arrecadaram medalhas de Prata.

A quinta Casal da Coelheira conseguiu ainda inscrever dois vinhos no pódio da melhor colheita de 2018, o primeiro lugar com “Casal da Coelheira Reserva” e o terceiro com o “Casal da Coelheira Private Collection”.

Este concurso de vinhos foi, segundo a organização, o mais concorrido de sempre, com 183 participações. Foram atribuídas duas medalhas de “Excelência”, duas “Grande Ouro”, 29 “Ouro” e 24 “Prata”. A CVR Tejo distinguiu ainda os melhores brancos e rosés da colheita de 2018.

 

O Chef Victor Felisberto venceu duas distinções, uma delas na categoria "Revelação".

Já nos restaurantes e iguarias, entre meia centena de participantes a Casa Chef Victor Feliesberto, de Alferrarede (Abrantes) conquistou duas distinções, Especial Revelação 2018 e ouro, e o restaurante O Almourol, em Tancos (Vila Nova da Barquinha) também recebeu a distinção ouro.

Ao nível dos restaurantes Tomar, Ourém, Cartaxo, Alpiarça, Santarém, Almeirim e Torres Novas também estão entre os galardoados.

O concurso Tejo Gourmet vai na sua 9ª edição e segundo a CVR Tejo “pretende promover a excelência na restauração, com destaque para a harmonização dos vinhos do Tejo com gastronomia tradicional, de autor e internacional”. Cada restaurante foi desafiado a criar o menu com entrada, prato e sobremesa e com o “casamento” com vinhos do Tejo para acompanhamento. Foram distinguidos oito restaurantes com a medalha “Grande Ouro”, 28 com “Ouro” e 17 com “Prata”.

A Gala Tejo conta com a parceria entre a CVR Tejo e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e visa promover a marca “Vinhos do Tejo”.

 Foto: Gonçalo Villaverde

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB